Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta!

Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta de forma totalmente eficaz. Além disso, a Dor de Garganta, que é bastante recorrente para algumas pessoas, principalmente no frio, não é uma doença em si. Ela é apenas o sintoma de uma doença, que pode ser uma amigdalite, uma faringite ou até algo mais grave. É muito comum que, a qualquer sinal de Dor de Garganta, muitos acreditem que seja necessário começar a tomar antibióticos.

tratar a dor de garganta

O problema no entanto, pode ter outras três causas além da infecção por bactérias – uma delas, inclusive, é pouco conhecida e merece investigação, diagnóstico e tratamento preciso. Saber quais são todas elas evita o uso de medicamentos indiscriminadamente, ação que traz graves prejuízos à saúde a longo prazo.

É por isso que, antes de começar um tratamento específico, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos. No caso da Dor de Garganta causada por refluxo, o uso de antibiótico para tratar uma infecção inexistente na garganta, além de não atacar a origem do problema, pode ainda levar a outras complicações e até agravar alguns sintomas.

Os médicos tratam qualquer condição específica ou subjacente. Por exemplo, às pessoas com faringite estreptocócica ou outras infecções bacterianas são ministrados antibióticos. É importante aliviar a dor da garganta de modo que as pessoas possam comer e beber. Ibuprofeno ou paracetamol ajudam a aliviar a dor e a febre. As pessoas com Dor de Garganta intensa podem precisar de opioides por um curto período de tempo (como oxicodona ou hidrocodona).

Gargarejos mornos de água e sal e pastilhas ou sprays para Dor de Garganta (como os que contêm benzocaína, lidocaína ou diclonina) podem aliviar a dor temporariamente. Providenciar sopa é uma boa forma para manter a criança bem hidratada e nutrida quando a deglutição é dolorosa e antes de seu apetite retornar. Então, confira os Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta:

Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta:

1. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Pimenta de Caiena:

Pimenta de Caiena é outro remédio natural muito eficaz para Dor de Garganta. Esta especiaria pungente tem anti-inflamatório, bem como propriedades antibacterianas que vão ajudar a reduzir a inflamação e combater o crescimento das bactérias que causam Dor de Garganta.

  • Misture ¼ de colher de chá de pimenta de Caiena em pó, uma colher de sopa de mel e três dentes de alho ralado. Tome meia colher de chá desta mistura a cada meia a uma hora, várias vezes por dia.
  • Evite beber água imediatamente após tomar esta mistura. Como alternativa, adicione ¼ de colher de chá de pimenta caiena e uma colher de sopa de suco de limão em um copo de água quente.

Veja Também: Os 13 Benefícios da Pimenta Caiena Para Saúde…

2. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Tanchagem:

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias muito eficaz para aliviar o desconforto na garganta, por isso, é considerado uma das melhores Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta.

INGREDIENTES:

  • 30 g de folhas de tanchagem
  • 1 litro de água
  • 10 gotas de própolis

MODO DE PREPARO:

  • Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.
  • Para completar o tratamento faça uma inalação com o chá de eucalipto.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Óleo das Folhas de Moringa Para Saúde…

3. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Frutas Cítricas:

Os sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e acerola, também são ótimas Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta. A indicação é tomar o suco de três a quatro vezes ao dia. Além das frutas citadas, a maçã também é um bom remédio, pois ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais.

Outros remédios caseiros que tratam a Dor de Garganta são o própolis, os chás, a canja de galinha, a menta e o suco de toranja.

Veja Também: As 10 Melhores Frutas Para Saúde…

4. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Suco de Limão:

A raiz de gengibre se consolidou como uma das especiarias medicinais mais poderosas e utilizadas em diferentes culturas do mundo. É anti-inflamatória, analgésica e conta com efeitos antibióticos que favorecem com a eliminação daqueles patógenos que causam doenças.

Além de ser uma das melhores Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta, reforça as defesas do corpo para evitar o desenvolvimento de problemas virais.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado (10 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (opcional) (25 g)
  • O suco de 1/2 limão (opcional)

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a xícara de água para ferver e depois adicione o gengibre ralado.
  • Deixe repousar coberto durante 10 minutos e, se desejar, adicione o mel e o suco de limão.
  • Tome morna até três vezes por dia.
  • Se depois de tomar estes remédios durante alguns dias a dor permanecer, consulte o médico para receber um diagnóstico e outro tipo de tratamento.

Veja Também: Os 13 Benefícios do Suco de Limão Para Saúde…

5. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Água e Sal:

  • Faça gargarejos com água morna e sal, várias vezes ao dia, pode auxiliar na redução do inchaço na garganta, além de soltar o catarro, o que ajuda a eliminar as bactérias causadoras da irritação.
  • Para aproveitar os benefícios, basta dissolver meia colher de chá de sal em um copo de água. Caso o gosto salgado esteja muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel na mistura. Lembre-se de não engolir a mistura.

Veja Também: Os 35 Benefícios da Salsa Para Saúde…

6. Gargarejo de Limão Para Tratar a Dor de Garganta:

Está é uma das melhores Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta. Um excelente remédio caseiro para Dor de Garganta e tosse é fazer um gargarejo com limão e outros ingredientes que purificam a garganta.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água
  • 3 limões
  • 1 cebola média
  • 1 colher de mel

MODO DE PREPARO:

  • Ferver a água e adicionar a cebola, deixando ferver por 7 minutos. Depois, coar a infusão e adicionar o suco dos 3 limões e o mel. Faça gargarejos com este chá 2 vezes ao dia.
  • Os gargarejos com água e sal ou vinagre, por exemplo, também são ótimos para ajudar a aliviar a inflamação e a Dor de Garganta.

Veja Também: Os 4 Tipos de Limão e Seus Benefícios Para Saúde…

7. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Flores de Maracujá:

O maracujá possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, e suas flores são capazes de combater a inflamação na garganta e trazer alívio através de um gargarejo.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de flores de maracujá lavadas e picadas;
  • 1 xícara de chá de água.

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água, acrescente as flores e deixe na xícara tampada por dez minutos. Coe e dexe amornar um pouco.
  • Faça gargarejos com esse chá morno quatro vezes ao dia.

Veja Também: Os 13 Benefícios do Maracujá Para Saúde…

8. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Toranja:

Um outro bom remédio caseiro para Dor de Garganta é tomar o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

INGREDIENTES:

  • 3 toranjas

MODO DE PREPARO:

  • Retire suas sementes e leve as frutas à centrifuga de alta velocidade. O suco feito dessa maneira fica mais cremoso e tem maior quantidade de nutrientes. Beba o suco de toranja pelo menos 3 vezes ao dia.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Óleo de Toranja Para Saúde…

9. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Mel e Canela:

A combinação de mel com canela é uma das principais Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta, ao mesmo tempo em que elimina os vírus que causam irritação e infecções. A canela é uma especiaria muito popular no catálogo de medicina alternativa, valorizada por seus antioxidantes e compostos antissépticos.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)
  • 1 colher de chá de canela em pó (5 g)

MODO DE PREPARO:

  • Neste caso o melhor é preparar uma infusão com os dois ingredientes. Para isso, ferva uma xícara de água e depois adicione a canela e o mel.
  • Depois de 10 minutos, consuma.
  • Atenção! A canela não deve ser consumida em excesso, porque pode ser tóxica ou ter alguns efeitos contrários ao que se deseja.

Veja Também: Como Usar a Canela Para Eliminar Mau Hálito…

10. Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta com Alho:

Também pode ser considerara uma das melhores Remédios Caseiros Para Tratar a Dor de Garganta. Este bulbo usado como condimento na gastronomia é um dos antibióticos naturais mais poderosos que podemos encontrar. Suas propriedades destroem centenas de vírus e bactérias e estimulam a limpeza das vias respiratórias para prevenir e combater doenças. Além disso, graças aos seus nutrientes, fortalece o sistema imunológico e mantém afastadas as doenças virais.

INGREDIENTES:

  • 2 alhos crus
  • O suco de 1/2 limão

MODO DE PREPARO:

  • Triture bem os dois alhos crus até obter uma pasta e misture-os com o suco de meio limão.
  • Tome este remédio em jejum, por no mínimo duas semanas.

Veja Também: Como Usar o Alho Para Acabar com o Resfriado Rapidamente…

O conteúdo deste artigo foi extraído do site Dicas de Musculação que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

As 8 Receitas Caseiras Para Eliminar Celulite

Receitas Para Eliminar a Celulite

As 8 Receitas Para Eliminar a Celulite