Frutas

Ponkan e Mexerica fruta: para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/10/2020 (atualizado em 14/09/2021)
ponkan e mexerica

As frutas ponkan e mexerica são tangerinas, com um sabor e o aroma com aspecto semelhantes e com vários benefícios à saúde. Porém, as duas apresentam diferenças bem importantes.

ponkan e mexerica beneficios

Qual a diferença da ponkan e mexerica?

A ponkan e mexerica são diferentes, pois a ponkan é da espécie Citrus reticulata e a mexerica é da planta Citrus, de onde surge os outros tipos de tangerinas.

Ainda há uma outra diferença: a mexerica possui na casca mais óleos essenciais, substâncias que deixa um cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.

Benefícios da ponkan:

1. Rico em antioxidantes:

A ponkan é rica em compostos vegetais benéficos à saúde, como os flavonóides. Os flavonóides estão prontamente presentes nos alimentos.

Eles são um tipo de antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra os desequilíbrios dos radicais livres que poderiam levar à oxidação.

2. Aumenta sistema imunologico:

Devido ao seu alto teor de vitamina C, a mexerica podem estimular o sistema imunológico.

A vitamina C é um antioxidante que fortalece a função das células imunológicas no combate ao dano oxidativo. Também promove a morte de micróbios nocivos

3. Melhora a saúde intestinal:

A fibra dietética é benéfica para a digestão. Ele vem em duas formas – solúvel e insolúvel. As frutas cítricas, incluindo a ponkan , são especialmente ricas em fibra solúveis.

A fibra  solúvel forma um gel no trato digestivo. Isso puxa a água para o intestino para amolecer as fezes, potencialmente facilitando os movimentos intestinais.

4. Pode reduzir o risco de pedras nos rins:

Um grande estudo populacional relacionou uma dieta rica em frutas cítricas, como a ponkan , a um risco reduzido de desenvolver cálculos renais, que são minerais cristalizados excretados pelo corpo na urina. A passagem deles pode ser extremamente dolorosa.

Benefícios da mexerica:

1. Normaliza processos metabólicos:

A composição da mexerica inclui substâncias que estimulam a expressão de genes responsáveis ​​por processos metabólicos no corpo humano.

2. Impede gordura no fígado:

A nobiletina contida neste cítrico evita que a gordura se acumule no fígado.

3. Normaliza a produção natural de insulina:

Este recurso das mexericas ajuda a prevenir o desenvolvimento de diabetes.

4. Melhora o trabalho do sistema cardiovascular:

O potássio, que faz parte da mexerica , tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças comuns.

5. Ajuda na função intestinal:

O consumo regular de mexerica ajuda a saturar o corpo humano com pectina, cuja falta levará ao desenvolvimento de doenças intestinais e à interrupção de seu funcionamento.

6. Fortalece o tecido ósseo, dentes e unhas:

O fósforo e o cálcio da ponkan e mexerica são essenciais para dentes, unhas e ossos saudáveis.

7. Benéfico para sistema nervoso central:

A composição das mexericas inclui magnésio, que tem um efeito benéfico no sistema nervoso central, que ajuda a enfrentar a depressão e aumenta a resistência a vários estresses.

8. Melhora o sistema imunológico:

Com o consumo regular desse cítrico, aumenta a resistência do corpo aos ataques de vírus, o que ajuda a prevenir o desenvolvimento de resfriados e outras doenças.

Por que a ponkan e mexerica são úteis?

Devido ao conteúdo de vitaminas e minerais, o uso regular da ponkan e mexerica ajudará a melhorar o funcionamento de todo o corpo, além de seus benefícios para quem quer emagrecer de forma saudável, basta adiciona-los a sua dieta.

mexerica e ponkan

Ponkan e mexerica ajuda perder peso?

Ponkan e mexerica ajuda perder peso sim. Os cientistas descobriram que a ponkan e mexerica podem ajudar a combater o excesso de peso.

O uso regular dessas frutas ajudará você emagrecer bem, e de forma saudável. No entanto, perder peso com qualquer dieta contendo apenas ponkan e mexerica provavelmente não terá sucesso.

É preciso que você tenha um acompanhamento adequado, para que as calorias e nutrientes sejam distribuídos de forma correta.

Sair da versão mobile