Benefícios das Frutas

Os 30 Benefícios da Pindaíba Para Saúde

pindaiba

Os 30 Benefícios da Pindaíba Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, é o fruto de uma Árvore de 9 a 20 metros de altura. Folhas simples, alterna, oblogo-lanceoladas, glabras, brevemente acuminadas, base aguda, sem pêlos na face superior, densamente dotadas de escamas brancacentas na face inferior, membranáceas de 8 a 12 cm de comprimento.

Flores solitárias ou duas opostas aos pecíolos das folhas, cálice esverdeado, com escamas prateadas, pétalas de creme até marrom clara. Fruto oval, de até 6 cm de diâmetro, provido de unidades que formam protuberâncias fáceis de destacar, de verdes até arroxeadas quando maduros.

pindaiba

A pindaíba é fruta da família das Anonáceas e, portanto, é também parente dos araticuns, da pinha, do biribá, da graviola e da pimenta-de-macaco. Com este mesmo nome, são conhecidos, no Brasil, tipos bastante diferentes de plantas dessa família botânica. Além aqui apresentada, cujo nome científico é Duguetia lanceolat.

No entanto, os frutos da vermelha, da reta, da pindaíbado-brejo e d’água, por exemplo, não apresentam a forma de “pinhas”, lembrando mais o formato dos frutos da pimenta-de-macaco. Ao contrário, esta constitui-se em fruto de forma e tamanho semelhantes aos da própria ata, pinha ou fruta-do-conde, a Anona squamosa.

Seus frutos, que guardam a aparência externa característica daqueles, no entanto, não se confundem. Também quem já viu a árvore alta e esbelta da pindaíba sabe que trata-se de espécie distinta. Várias outras p antas brasileiras da mesma família são popularmente denominadas como pindaíbas.

Presume-se que a origem de uma expressão esteja, talvez, ligada ao fato da polpa da fruta ser muito fina e sem substância diz-se de uma pessoa que ela “está na pindaíba” quando ela se encontra tão sem recursos que não tem outra alternativa senão alimentar-se dos frutos, mesmo sabendo que esta lhe oferecerá pouco alimento.

Valor Nutricional da Pindaíba:

Na composição da fruta encontramos uma série de vitaminas como a Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, vitamina C, além de Cálcio, Ferro, Cobre, Fósforo e Potássio.

Benefícios da Pindaíba Para Saúde:

1. Reduzir a Toxicidade do Chumbo:

Ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas.

2. Trata Furúnculos e Úlceras:

A polpa cremosa da Pindaíba pode ser usada como um bálsamo para tratar furúnculos e úlceras. A pele externa útil para combater à deterioração do dente e à dor da goma.

3. Prevenir Artrite:

A ação anti-inflamatória da fruta mostra benefícios principalmente no tratamento e prevenção da artrite.

4. Benefícios da Pindaíba Para Pele e Cabelo:

Graças aos níveis elevados de Vitamina A, a Pindaíba é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. A fruta desempenha um papel na hidratação e antienvelhecimento.

5. Promove a Saúde do Coração:

Apresenta propriedades que reduzem a pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.

6. Previne os Ataques Cardíacos:

O teor de Magnésio na Pindaíba ajuda a defender o coração de um ataque cardíaco e pode auxiliar no relaxamento dos músculos. Além disso, a Vitamina B6 presente ajuda a prevenir a coleta de homocisteína, que também minimiza o risco de doenças cardíacas.

7. Combate Acne e Rugas:

Além de muitos benefícios da Pindaíba, ela pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto, esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

8. Combate a Hipertensão:

A Pindaíba diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

9. Previne o Câncer:

Por ser rica em antioxidantes, antocianinas, carotenoides e flavonoides, a fruta livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.

10. Combate a Anemia:

A Pindaíba servem como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, é uma fonte de Ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

11. Pindaíba Para a Beleza:

As vitaminas encontradas na Pindaíba ajuda a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a Vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

12. Pindaíba Para os Olhos:

Contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

13. Pindaíba Para o Resfriado:

É útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce.

14. Reduz o Colesterol:

A Pindaíba contêm níveis elevados da niacina e de fibra dietética, que ajudam abaixar eficazmente os níveis de colesterol.

15. Promove Saúde Para Para o Pulmão:

A Pindaíba também ajuda na melhoria das funções pulmonares e é recomendado para o bom funcionamento dos pulmões.

beneficios da pindaiba

Outros Benefícios da Pindaíba Para Saúde:

  • A Pindaíba é um poderoso diurético e energético;
  • As folhas da Pindaíba ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite;
  • O chá da casca da Pindaíba é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino;
  • Além disso, evita a constipação e reduz o risco de colite, câncer de cólon e hemorroidas;
  • Ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque o consumo dessa fruta aumenta a saciedade e aumenta o metabolismo;
  • Graças aos níveis elevados de Vitamina A, a Pindaíba é ótima para uma pele;
  • Promove a saúde dos seus ossos e dentes. Este mineral também é vital para o crescimento e reparação das células e tecidos;
  • Ela também reduz a inflamação nas paredes arteriais, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
  • A Pindaíba contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres;
  • A Pindaíba são boas fontes de Potássio e Magnésio, que ajudam a manter os níveis de pressão arterial sob controle;
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • O ácido elágico possui propriedades antiproliferativas que inibem a ligação do ADN à certos carcinógenos;
  • A Vitamina B6 presente na Pindaíba ajuda a prevenir a coleta de homocisteína, que também minimiza o risco de doenças cardíacas;
  • É rica em Vitamina B6, que ajuda a reduzir a inflamação brônquica e prevenir ataques asmáticos.

Efeitos Colaterais da Pindaíba:

O uso de fruta como essa é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.