Os 30 Benefícios da Pindaíba Para Saúde

Os 30 Benefícios da Pindaíba Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Pindaíba Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, é o fruto de uma Árvore de 9 a 20 metros de altura. Folhas simples, alterna, oblogo-lanceoladas, glabras, brevemente acuminadas, base aguda, sem pêlos na face superior, densamente dotadas de escamas brancacentas na face inferior, membranáceas de 8 a 12 cm de comprimento.

Flores solitárias ou duas opostas aos pecíolos das folhas, cálice esverdeado, com escamas prateadas, pétalas de creme até marrom clara. Fruto oval, de até 6 cm de diâmetro, provido de unidades que formam protuberâncias fáceis de destacar, de verdes até arroxeadas quando maduros.

pindaiba

A pindaíba é fruta da família das Anonáceas e, portanto, é também parente dos araticuns, da pinha, do biribá, da graviola e da pimenta-de-macaco. Com este mesmo nome, são conhecidos, no Brasil, tipos bastante diferentes de plantas dessa família botânica. Além aqui apresentada, cujo nome científico é Duguetia lanceolat.

No entanto, os frutos da vermelha, da reta, da pindaíbado-brejo e d’água, por exemplo, não apresentam a forma de “pinhas”, lembrando mais o formato dos frutos da pimenta-de-macaco. Ao contrário, esta constitui-se em fruto de forma e tamanho semelhantes aos da própria ata, pinha ou fruta-do-conde, a Anona squamosa.

Seus frutos, que guardam a aparência externa característica daqueles, no entanto, não se confundem. Também quem já viu a árvore alta e esbelta da pindaíba sabe que trata-se de espécie distinta. Várias outras p antas brasileiras da mesma família são popularmente denominadas como pindaíbas.

Presume-se que a origem de uma expressão esteja, talvez, ligada ao fato da polpa da fruta ser muito fina e sem substância diz-se de uma pessoa que ela “está na pindaíba” quando ela se encontra tão sem recursos que não tem outra alternativa senão alimentar-se dos frutos, mesmo sabendo que esta lhe oferecerá pouco alimento.

Valor Nutricional da Pindaíba:

Na composição da fruta encontramos uma série de vitaminas como a Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, vitamina C, além de Cálcio, Ferro, Cobre, Fósforo e Potássio.

Benefícios da Pindaíba Para Saúde:

1. Reduzir a Toxicidade do Chumbo:

Ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas.

2. Trata Furúnculos e Úlceras:

A polpa cremosa da Pindaíba pode ser usada como um bálsamo para tratar furúnculos e úlceras. A pele externa útil para combater à deterioração do dente e à dor da goma.

3. Prevenir Artrite:

A ação anti-inflamatória da fruta mostra benefícios principalmente no tratamento e prevenção da artrite.

4. Benefícios da Pindaíba Para Pele e Cabelo:

Graças aos níveis elevados de Vitamina A, a Pindaíba é ótima para uma pele, cabelo e visão saudável. A fruta desempenha um papel na hidratação e antienvelhecimento.

5. Promove a Saúde do Coração:

Apresenta propriedades que reduzem a pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.

6. Previne os Ataques Cardíacos:

O teor de Magnésio na Pindaíba ajuda a defender o coração de um ataque cardíaco e pode auxiliar no relaxamento dos músculos. Além disso, a Vitamina B6 presente ajuda a prevenir a coleta de homocisteína, que também minimiza o risco de doenças cardíacas.

7. Combate Acne e Rugas:

Além de muitos benefícios da Pindaíba, ela pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto, esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

8. Combate a Hipertensão:

A Pindaíba diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

9. Previne o Câncer:

Por ser rica em antioxidantes, antocianinas, carotenoides e flavonoides, a fruta livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.

10. Combate a Anemia:

A Pindaíba servem como um estimulante, expectorante e hematínico. Além disso, é uma fonte de Ferro, tornando-se útil no tratamento da anemia.

11. Pindaíba Para a Beleza:

As vitaminas encontradas na Pindaíba ajuda a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a Vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

12. Pindaíba Para os Olhos:

Contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

13. Pindaíba Para o Resfriado:

É útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce.

14. Reduz o Colesterol:

A Pindaíba contêm níveis elevados da niacina e de fibra dietética, que ajudam abaixar eficazmente os níveis de colesterol.

15. Promove Saúde Para Para o Pulmão:

A Pindaíba também ajuda na melhoria das funções pulmonares e é recomendado para o bom funcionamento dos pulmões.

beneficios da pindaiba

Outros Benefícios da Pindaíba Para Saúde:

  • A Pindaíba é um poderoso diurético e energético;
  • As folhas da Pindaíba ainda servem para o preparo de chás medicinais, que ajudam no alívio de cãibras, espasmos e colite;
  • O chá da casca da Pindaíba é benéfico no fortalecimento do estômago e do intestino;
  • Além disso, evita a constipação e reduz o risco de colite, câncer de cólon e hemorroidas;
  • Ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque o consumo dessa fruta aumenta a saciedade e aumenta o metabolismo;
  • Graças aos níveis elevados de Vitamina A, a Pindaíba é ótima para uma pele;
  • Promove a saúde dos seus ossos e dentes. Este mineral também é vital para o crescimento e reparação das células e tecidos;
  • Ela também reduz a inflamação nas paredes arteriais, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
  • A Pindaíba contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres;
  • A Pindaíba são boas fontes de Potássio e Magnésio, que ajudam a manter os níveis de pressão arterial sob controle;
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • O ácido elágico possui propriedades antiproliferativas que inibem a ligação do ADN à certos carcinógenos;
  • A Vitamina B6 presente na Pindaíba ajuda a prevenir a coleta de homocisteína, que também minimiza o risco de doenças cardíacas;
  • É rica em Vitamina B6, que ajuda a reduzir a inflamação brônquica e prevenir ataques asmáticos.

Efeitos Colaterais da Pindaíba:

O uso de fruta como essa é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 25 Benefícios da Gelatina Para Saúde

Os 30 Benefícios da Páprica Para Saúde!