Alimentos Saudável

Os 7 Alimentos Saudáveis Para Combater Depressão

Por Alan Costa, em 12/05/2018 (atualizado em 14/09/2021)

Transtornos de humor são uma das doenças mentais mais comuns na população em geral. De acordo com o Canadian Community Health Survey (CCHS) de 2012 sobre Saúde Mental da Statistics Canada, 5,4% da população canadense com 15 anos ou mais relataram sintomas que preencheram os critérios para um transtorno de humor nos 12 meses anteriores, incluindo 4,7% para depressão maior e 1,5% para transtorno bipolar.

Além disso, quase um em 8 adultos (12,6%) identificou sintomas que preenchiam os critérios para um transtorno de humor em algum momento durante a sua vida, incluindo 11,3% para depressão e 2,6% para transtorno bipolar.

Os transtornos do humor não têm uma causa única, mas vários fatores de risco interagem para produzir os sintomas clínicos dos vários transtornos do humor.

Indivíduos com depressão e transtorno bipolar freqüentemente encontram um histórico desses transtornos entre os membros imediatos da família. Enfim, agora que você tem uma noção do que se trata depressão, veja em detalhes os Alimentos Saudáveis Para Combater Depressão:

Alimentos Saudáveis Para Combater Depressão:

 Soja:

A soja é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. “O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio.

1. Ostras:

além de serem consideradas afrodisíacas, o que já melhoraria o seu humor, elas ainda são conhecidas por inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

2. Aveia:

Este cereal, considerado como o mais completo, é uma fonte rica em vitamina B1, vitamina B6 e ácido fólico, substâncias que melhoram a digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue para evitar recaídas.

3. Alga Marinha:

Trata-se daquela alga marinha que envolve o sushi. Muitos não sabem que ela é excelente para a saúde, rica em iodo, um elemento químico importante para a saúde, mas difícil de encontrar nos alimentos. O iodo é um dos fortes combatentes à depressão, além de regularizar a glândula tireoide, que influencia na energia do organismo, do peso e em funções cerebrais.

4. Limão:

A fruta faz bem para a saúde que pode ser considerada um alimento funcional, pois apresenta inúmeras propriedades terapêuticas. Além disso, O limão também é rico em minerais e vitamina C, entretanto, também possui substâncias em sua casca que podem trazer benefícios extras à saúde, como prevenção de câncer, induzem a eliminação de toxinas do organismo, além de ter potente atividade antioxidante.

5. Castanha do Pará:

pois é, o Brasil também tem sua fruta nativa que é rica em selênio e com isso dá um impulso na atividade cerebral e diminui o risco de depressão.

6. Salmão:

Quem sofre de depressão, normalmente acaba ingerindo menos ácidos graxos omega 3 do que o necessário. O salmão é rico em ômega 3 e vai ajudar a reduzir o inchaço e o bom funcionamento do cérebro.

7. Chocolate Para Combater Depressão:

O chocolate (consumido com moderação) pode ser bom aliado contra a depressão, pois, assim como as amoras, é cheio de antioxidantes. Além disso, contém triptofano, como o ovo. E, sim, o chocolate também é bom contra a tristeza temporária.

 

Sair da versão mobile