Dicas de Saúde

Lorazepam: Para que Serve, Como usar e Malefícios do Uso

Por Alan Costa, em 25/02/2019 (atualizado em 16/09/2021)
Lorazepam

O Lorazepam é uma droga pertencente a uma classe química conhecida como benzodiazepinas, que possuem como principais propriedades, a inibição leve de algumas áreas do SNC, diminuindo assim, a geração de estímulos nervosos pelos neurônios e proporcionando um relaxamento muscular, sedação e efeito tranquilizante.

O Lorazepam é o único benzodiazepínico utilizado como coadjuvante em tratamentos quimioterápicos devido a suas propriedades antieméticas, entretanto desde sua entrada no mercado, em 1971, o Lorazepam tem sido administrado para o tratamento da ansiedade e insônia.

Em estudos recentes, foi comprovado que o Lorazepam possui maior potencial de dependência em relação a outros benzodiazepínicos. Porém, seu índice de dependência é relativamente menor em comparação a outros benzodiazepínicos hipnóticos, tais como: Temazepam, Triazolam, Flunitrazepam, Pivoxazepam, entre outros.

Usos do Lorazepam:

Este medicamento é usado para tratar a ansiedade. O lorazepam pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como benzodiazepínicos que atuam no cérebro e nos nervos (sistema nervoso central) para produzir um efeito calmante. Este medicamento funciona aumentando os efeitos de uma determinada substância química natural no organismo (GABA).

Como Usar Lorazepam:

Leia o Guia de medicação fornecido pelo seu farmacêutico antes de começar a tomar Lorazepam e cada vez que receber uma recarga. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico. A dosagem é baseada em seu problema médico, idade e resposta ao tratamento.

Se orientado pelo seu médico, use este medicamento regularmente para conseguir um maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, use ao mesmo tempo todos os dias.
Este medicamento pode causar reações de abstinência, especialmente se tiver sido usado regularmente por muito tempo ou em altas doses (mais de 1-4 semanas) ou se tiver histórico de alcoolismo, abuso de drogas ou transtorno de personalidade.

Sintomas de abstinência (como convulsões, problemas para dormir, alterações mentais e do humor, náuseas, vômitos, diarreia, perda de apetite, dor de estômago, alucinações, dormência e formigamento de braços e pernas, dor muscular e batimento cardíaco acelerado) pode ocorrer caso pare de usar este medicamento de repente. Para evitar reações de abstinência, seu médico pode reduzir sua dose gradualmente. Relate qualquer reação de retirada imediatamente.

Embora ajude muitas pessoas, esta medicação pode, às vezes, causar dependência. Esse risco pode ser maior caso tenha um transtorno por uso de substâncias (como uso excessivo ou dependência de drogas ou álcool). Tome este medicamento exatamente como prescrito para reduzir o risco de dependência. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Não pare de usar este medicamento repentinamente sem consultar o seu médico. Alguns problemas podem piorar quando este remédio é interrompida abruptamente. A sua dose pode precisar de ser gradualmente reduzida.
Quando este medicamento é usado por um longo tempo, pode não funcionar tão bem. Converse com seu médico caso este medicamento pare de funcionar bem.
Informe à seu médico caso o problema persista ou piore.

Malefícios:

Sonolência, tontura, perda de coordenação, dor de cabeça, náusea, visão embaçada, mudança no interesse e capacidade sexual, constipação, azia ou alteração no apetite podem ocorrer. Caso algum destes efeitos persista ou piore, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe imediatamente o seu médico caso tenha quaisquer efeitos secundários pouco prováveis mas graves, incluindo: alterações mentais e do humor (como alucinações, depressão, pensamentos de suicídio), fala arrastada ou dificuldade em falar, alterações na visão, fraqueza incomum, dificuldade em andar e sinais de infecção (como febre, dor de garganta persistente).
Procure ajuda médica imediatamente caso tenha quaisquer efeitos secundários raros, mas muito graves, incluindo: olhos ou pele amarelados, convulsões e respiração lenta.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar Lorazepam, informe o seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico; ou a outras benzodiazepinas (tais como alprazolam, clonazepam, diazepam); ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: doença renal, doença hepática, glaucoma, problemas pulmonares / respiratórios (como apneia do sono), transtornos mentais e do humor (como depressão, psicose) e transtorno por uso de substâncias

(como uso Excessivo ou Dependência de Drogas ou Álcool).

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento ou embaçar sua visão. Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção ou visão clara até que possa executar com segurança. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que estiver usando (incluindo medicamentos prescritos, sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desse remédio, especialmente perda de coordenação e sonolência. Além disso, os idosos podem não sentir alívio da ansiedade com o Lorazepam. Pode ter o efeito oposto nos idosos, causando sintomas que incluem alterações mentais e de humor, problemas de sono, aumento do interesse sexual ou alucinações. Perda de coordenação, sonolência e problemas de sono podem aumentar o risco de queda.

As crianças não podem sentir alívio da ansiedade com Lorazepam. Pode ter o efeito oposto nas crianças, causando sintomas como agitação, tremor ou alucinações.

Este medicamento não é recomendado para uso durante a gravidez. Pode prejudicar o feto. Informe imediatamente o médico caso note sintomas em seu recém-nascido, como respiração lenta, problemas de alimentação ou choro constante. Consulte o seu médico para mais detalhes.
Este remédio passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

As interações medicamentosas podem alterar a forma como seus medicamentos funcionam ou aumentam o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

Alguns produtos que podem interagir com este remédio incluem: clozapina, kava e oxibato de sódio.

O risco de efeitos colaterais sérios (como respiração lenta, sonolência grave ou tontura) pode ser aumentado caso este medicamento seja tomado com outros produtos que também podem causar sonolência ou problemas respiratórios. Informe o seu médico ou farmacêutico caso esteja tomando outros medicamentos, tais como opiáceos para dor ou tosse (como a codeína e hidrocodona), álcool, maconha, outros remédios para dormir ou ansiedade (como alprazolam, diazepam e zolpidem), relaxantes musculares ou anti-histamínicos (como cetirizina, difenidramina).

Verifique os rótulos de todos os seus medicamentos (como alergia ou produtos para tosse e resfriado), pois podem conter ingredientes que causam sonolência. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir confusão, reflexos lentos, sono profundo e perda de consciência.

Notas:

Mudanças no estilo de vida podem aumentar a eficácia desse medicamento. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre mudanças no estilo de vida que podem beneficiar.

Não compartilhe este medicamento com os outros. Compartilhar é contra a lei.
Laboratório e/ou exames médicos (como hemograma, testes de função hepática) devem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar se há efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Dose Perdida:

Caso esqueça de uma dose e esteja tomando mais de 1 dose por dia, não a tome caso esteja quase na hora da próxima dose. Em vez disso, pule a dose perdida e retome o seu esquema de dosagem habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso. Se tomar uma vez ao dia na hora de dormir e perca uma dose, não tome na manhã seguinte. Ligue para o seu médico para descobrir o que fazer.

Armazenamento:

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Sair da versão mobile