Frutas

Jujuba fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)
jujuba fruta

A jujuba (Zizyphus jujuba) é uma planta medicinal pertencente à família das Rhamnaceae. Distribuída principalmente nas áreas tropicais e subtropicais da Ásia e América, a jujuba é usada para curar vários tipos de doenças, tendo uma história de mais ou menos 4000 anos.

Dentre os princípios ativos da planta estão os flavonoides, ácido betulínico, saponinas, vitamina C, taninos, alcaloides e outros.

Semelhante a uma fruta de azeitona ou pequena, a fruta fresca do jujuba tem a textura e o sabor nítido e brilhante de uma maçã. Na medicina tradicional, a fruta, as sementes e a casca do jujuba foram usadas para tratar ansiedade e insônia, bem como como estimulante do apetite ou ajuda digestiva. Como outras frutas, a jujuba é carregada de energia, vitaminas e minerais essenciais, que oferecem muitos benefícios para a saúde.

Valor nutricional da fruta Jujuba:

Dentre as propriedades medicinais da jujuba estão as seguintes: antialérgica, analgésica, antioxidante, aperiente, calmante, sedativa, adstringente, antidiarreica, hipoglicêmica, tônica, demulcente, expectorante, laxante leve, imunoestimulante e vitamínico.

Os frutos e as sementes da planta jujuba são usados para o alívio do estresse, depressão e ansiedade. Esta planta também proporciona benefícios no tratamento da asma, bronquite, diabetes, doenças inflamatórias da pele, falta de apetite, doenças do olho, sarna, feridas, doenças do fígado, prevenção do envelhecimento precoce e úlceras.

Além de saboroso, o fruto da jujuba também é muito usado pelo seu valor nutricional e para fins medicinais como analéptica, paliativa e béquica. Então, confira Os 30 Benefícios da Jujuba Para Saúde:

Benefícios da Jujuba Para Saúde:

1. Benefícios da Fruta de Jujuba Para Controla o Peso:

Aumentar o consumo de alimentos, como frutas e vegetais com boa quantidade de fibras, é a maneira mais comum de controlar o peso. Jujuba é um tipo de fruta com baixas calorias, mas rico em proteínas e fibras. Ao consumir a jujuba, você se sentirá mais cheio.

2. Ajuda a Tratar a Insônia:

A semente encontrada em jujuba é considerada como um nutriente essencial para tratar a insônia e para aqueles que sofrem com a falta de sono. A alta concentração em jujuba ajuda você a se sentir relaxado e confortável. Também acalma o sistema nervoso, pois contém flavonoides, polissacarídeos e saponinas.

3. Ajuda a Tratar Doenças do Osso:

Com o passar do tempo, seus ossos se tornam fracos e, incluindo jujuba na sua dieta podem ajudá-lo a ficar longe de doenças ósseas como a osteoporose. Uma vez que contém quantidades ricas de cálcio, minerais, fósforo e ferro, comer diariamente a fruta pode ajudar a orientar a sua falta de complicações de saúde relacionadas com osso.

4. Bom Para Eliminar a Ansiedade e o Estresse:

As pessoas que sofrem de ansiedade e estresse a longo prazo são recomendadas para consumir a fruta em bruto ou em suco. A fruta contém uma boa quantidade de ansiolíticos, que ajudam a acalmar o corpo e são conhecidos impactando positivamente seus níveis hormonais, impedindo o corpo do efeito de hormônios do estresse como o cortisol.

5. Tem Efeito Anti-câncer:

A presença de compostos bioativos na jujuba evita que seu corpo caia presa ao desenvolvimento de células de radicais livres, que causam sintomas associados ao câncer. A propriedade antioxidante da jujuba torna eficaz na luta contra o câncer e outras doenças cardíacas.

Além da intervenção médica, você pode combater células cancerosas com chá de jujuba, pois transporta glucósidos e saponinas vegetais, que têm a capacidade de matar células cancerosas, interrompendo todas as membranas celulares. É essencial combater as células ruins em seu corpo, eliminando o crescimento tumoral.

6. Promove a Digestão Saudável:

De acordo com uma pesquisa científica, o consumo de 40 miligramas de jujuba em um dia impede sua mucosa intestinal de compostos nocivos como amônia. E também ajuda a excretar substâncias tóxicas que se acumulam em seu corpo graças a alimentos contaminados. Também melhora a sua saúde gastrointestinal.

7. Manter Pressão Arterial Adequada:

Jujuba é uma rica fonte de potássio, que é necessária para manter a pressão arterial. Ela relaxa os vasos sanguíneos e regula o fluxo sanguíneo, impedindo que você caia preso à hipertensão. Você pode adicionar jujuba em sua dieta, que cumpre a dose diária recomendada de 15% de potássio.

8. Contém Antioxidante:

A principal causa de doenças crônicas e doenças agudas é devido à presença de radicais livres e substâncias tóxicas no organismo. Mas graças às propriedades antioxidantes da jujuba, seu corpo pode ficar limpo e sem radiação livre de células. Além disso, a presença de vitamina C em jujuba regula a produção de neutrófilos, que é responsável por proteger seu sistema imunológico.

9. Controla a Obesidade:

Jujuba fornece fibra e proteína ao corpo com baixo valor calorífico. E você está bem ciente do fato de que uma pequena quantidade de calorias evita o acúmulo de gordura corporal nas artérias e reduz os níveis de colesterol.

10. Bom Para Pele:

Você pode usá-lo como remédio caseiro para tratar a inflamação da pele e irritação da pele, como eczema, acne e psoríase. Uma parte da sua aplicação tópica também pode consumi-lo para proteger sua pele de espinhas, rugas, pigmentação e manchas. Também promove a circulação sanguínea e fornece sangue oxigenado à pele.

11. Trata Infecções Respiratórias:

A ciência medicinal provou ser um tratamento natural para doenças respiratórias. A abundância de potássio, vitamina A e vitamina C torna a fruta eficaz para melhorar a imunidade. Consumir chá de jujuba com gengibre e alcaçuz ajuda a tratar o resfriado comum, gripe, tosse e aliviar a garganta áspera e dolorida.

12. Desintoxicador de Sangue:

Um composto conhecido como alcaloides, saponinas e tripterpenoides são benéficos para a purificação do sangue. Jujuba contém elementos que podem remover substâncias tóxicas do seu corpo. Os nutrientes protegem o corpo de um grande número de micro-organismos que causam várias doenças. Também reduz o estresse no sistema circulatório e imunológico do seu sangue.

13. Mantém a Pele Saudável:

Os antioxidantes presentes no fruto faz com que seja um agente anti-envelhecimento natural, mantendo assim a sua pele mais jovem. Os extratos de datas chinesas são amplamente utilizados como remédios para a vermelhidão da pele, queimaduras solares, e secura.

14. Dentes Saudáveis, Músculos e Ossos:

A presença de cálcio e de fósforo Nesta fruta mágica provaram para ajudar no reforço seus ossos e dentes. Você está ansiando por um olhar enfraquecida? Tente esta incrível fruta de baixa caloria. Esta fruta fabulosa contém cerca de 3 miligramas de magnésio por porção [28 gramas] que ajuda a tonificar os músculos.

Confira Outros Benefícios da Jujuba Para Saúde:

  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Melhora o apetite;
  • Trata insônia;
  • Cura feridas;
  • Promove a longevidade;
  • Rico em antioxidante;
  • Fonte de energia;

Malefícios da Fruta Jujuba:

Além dos benefícios listados, a jujuba ajuda a exercer um impacto prejudicial sobre as pessoas que sofrem de diabetes, pois contém muitos carboidratos complexos – o que, por sua vez, pode aumentar o total que eleva o nível de açúcar no sangue.

É aconselhável que consulte seu médico antes de adicioná-la em sua dieta para garantir que ela seja segura para você consumir.

Sair da versão mobile