Benefícios das Frutas

Os 30 Benefícios do Jatobá Para Saúde

Por Byanca Stefany, em

Os 30 Benefícios do Jatobá Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o Jatobá é uma árvore brasileira bastante comum de se encontrar em todos os estados do país. Possui um troco grosso, em árvores que podem chegar a 20 metros, com ramos que liberam uma grande quantidade de seiva. Sua flores, que nascem em forma de cachos são esbranquiçadas, dando à árvore uma beleza delicada.

Originário da Amazônia e da Mata Atlântica brasileiras, o Jatobá é uma árvore que chega a alcançar de 15 a 20 metros de altura, e seu tronco chega a ter um metro de diâmetro. O tronco, assim como os ramos, secreta uma seiva em forma de goma resinosa que, quando cai no solo, se petrifica com formas semelhantes às do cristal, embaçada por fora e brilhante por dentro.

Suas flores possuem cor esbranquiçada e nascem das pontas dos ramos em cachos. Seu fruto possui formato de vagens oblongas e cascas castanho-avermelhadas. As sementes presentes nos frutos são cobertas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, mucilaginosa e bem adocicada.

Sua reprodução se dá por meio das sementes, e a planta cresce em solos úmidos e argilosos. De nome científico Hymenaea courbaril, as partes da árvore que possuem propriedades medicinais popularmente usadas são as suas sementes, cascas e folhas, que podem facilmente ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Valor Nutricional do Jatobá:

O Jatobá ainda é rico em ferro, Magnésio, potássio, Vitamina C, cálcio e Fósforo. Ele ainda possui mais potássio que a banana e mais cálcio que o leite!! Hoje em dia, o fruto é considerado um energético natural.

Benefícios do Jatobá Para Saúde:

1. Benefícios do Jatobá Como Diurético:

Por ser diurético, o chá das folhas ou casca de Jatobá combatem infecções urinárias e ajuda emagrecer, por eliminar o excesso de água e o inchaço. O chá, o fruto é indicado em casos de PSA alto, previne câncer da próstata, prostatite, problemas estomacais, úlceras, gastrites, gases.

2. Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

3. Jatobá Como Xarope:

O Jatobá e um poderoso xarope feito com a casca da árvore combate bronquite, asma, gripe e tosse, a dica é triturar em pequenos pedaços uma lasca de + ou – 15 cm da casca da árvore, ferver com água 1 litro de água e outras ervas expectorantes, coar e reduzir pela metade com açúcar. Depois de frio acrescente mel de abelhas. Esta receita não é indicada para diabéticos. Você terá um xarope avermelhado e espesso.

4. Combate Problemas Intestinais:

Possui propriedades desintéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

5. Trata Dores nas Costas:

Poderoso anti-inflamatório, o Jatobá combate dores na coluna vertebral. A dica é deixar de molho na água ou ferver uma lasca da casca da árvore ou 2 colheres de sopa num litro de água e beber uma colher das de sopa do líquido obtido 3 vezes ao dia.

6. Aumenta a Imunidade:

O alto conteúdo dos antioxidantes nas frutas tropicais faz com que ele impulsione a imunidade.

7. Acaba com a Depressão:

Entre os benefícios do Jatobá temos o combate da depressão e ansiedade, o que foi comprovado por estudos feitos na Universidade Federal de Mato grosso, onde os flavonoides encontrados no Jatobá, os mesmo das frutas vermelhas, uva e derivados, atuam no sistema nervoso central melhorando o quadro depressivo.

8. Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nessas frutas ajudam na prevenção do câncer . Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncer e anti-inflamatórios.

9. Fortalece o Ossos:

O cálcio Presente no Jatobá tem proporções maiores do que o encontrado no leite, sendo indicado para fortalecer os ossos e o potássio é maior do que o encontrado na banana, fazendo do fruto um aliado no controle da pressão arterial, em casos de câimbras. Além do fruto, podemos obter benefícios do Jatobá através do chá das folhas e da resina da casca da árvore.

10. É Rico Em Vitaminas e Minerais:

Por ser Rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e Vitamina C, o Jatobá pode ser nosso aliado em muitos problemas de saúde. O ferro encontrado na farinha ou pó da fruta e na casca combate anemia.

11. Baixar os Níveis de Colesterol:

O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol. Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.

12. Trata Infecções:

O Jatobá também é considerado um eliminador natural de infecções, pois possui princípios ativos antifúngicos, O Jatobá é bastante utilizado para tratar e prevenir micoses como pé de atleta, dermatofitoses, candidíase, infecções sistêmicas como meningite por Cryptococcus spp e outros.

13. Benefício do Jatobá Para Saúde da Pele:

Possui uma quantidade significativa de vitamina E. A vitamina E possui um papel de suma importância para saúde da pele, já que ela pode dar brilho e prevenir doenças que podem surgir na pele.

14. Trata Meningite:

O Jatobá possui princípios Anti-bacterianos, sendo assim ele auxilia na expulsão de bactérias causadoras de doenças como a Meningite e outras.

15. Jatobá Para Retenção de Líquidos:

O consumo regular do Jatobá estimula a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário. Ainda, outro grande benefício dessa propriedade é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.

Outros Benefícios do Jatobá Para Saúde:

  • Todos sabem que a asma é causada pelo estreitamento das vias aéreas, o que causa dificuldade para respirar;
  • O Jatobá também é rico em cálcio. O cálcio é um mineral que é essencial para as pessoas que querem ter ossos fortes e saudáveis;
  • Os flavonoides presentes também podem, ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo em algumas áreas específicas do cérebro, incluindo a função cognitiva;
  • O Jatobá é um fruto denso nutriente que ajuda a melhorar a saúde geral do corpo;
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer;
  • O seu perfil rico em nutrientes que consiste em vitaminas e minerais vitais ajudam a manter as funções do corpo apropriadas;
  • Antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate e prevenção de tumores cancerígenos;
  • O consumo regular de uma porção de Jatobá em sua dieta reduz o risco de formação de hemorroidas;
  • O Jatobá também é considerado um forte agente Anti-inflamatório;
  • Esta fruta também auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes;
  • A fruta também é chamado de “fruto da memória ‘. Por possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória;
  • Nutrientes presentes no Jatobá agem como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo;
  • Graças aos minerais e ingredientes ativos desta fruta, como o potássio, o betacaroteno e a pectina, essa fruta é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo;
  • Estudos descobriram que o Jatobá é capaz de aumentar a resistência e estimular o metabolismo, o que pode proporcionar um impulso em seus níveis de energia;
  • Além de possuir princípios antifúngicos, anti-inflamatórios e antibacterianos, o Jatobá também age como um grande promissor para o sistema imunológico.

Efeitos Colaterais do Jatobá:

O recomendado é que não se consuma em excesso, pois quando consumido em exagero, esta fruta pode causar constipação.

Sair da versão mobile