Guaçatona – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Guaçatona – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta e sem prejudicar a sua saúde. Além disso, Guaçatonga é uma planta medicinal, também conhecida como bugru-branco, café-bravo, café-do-brejo ou café-do-diabo, que é utilizada como ingrediente na produção de remédios homeopáticos, cremes fitoterápicos, tratamento de herpes labial e aftas.

O seu nome científico é Casearia sylvestris e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais com o preço médio de 10 reais. A Guaçatonga é bastante indicado contra dor no estômago, estresse e dores provocadas após as refeições.

guaçatongaSuas propriedades medicinais são usadas pelos índios até hoje, principalmente em casos de problema de pele e picadas de cobra. Facilmente encontrada em território brasileiro, a planta tem sido muito usada.

Benefícios da Guaçatonga:

As propriedades da guaçatonga incluem a ação cicatrizante, depurativa, calmante, sudorífera, tônica, cardiotônica, diurética, estimulante, afrodisíaca, anestesiante, antiespasmódica, anti-hemorrágica, antimicrobiana, antipirética, antirreumática, antisséptica, antiúlcerogenica e Imunoestimulante.

Tendo essa variedade de propriedades, é natural que a guaçatonga seja recomendada em vários casos, atuando em: paralisia, reumatismo, sapinho, herpes, hemorragias, inflamações, inchaços nas pernas, ácido úrico, aftas de todos os tipos, artrite, dores no peito, diarreia, eczemas, picadas de variadas cobras, circulação, hematomas, perda de albumina, hidropisia, picadas de variados insetos, micose, sífilis, obesidade, úlceras e sarnas.

Como Usar Guaçatonga:

A guaçatonga pode ser usada em forma de compressa quando se tratar se casos de problemas na pele. A compressa deve ser preparada com 30g da planta, 10g de folhas de confrei e um litro de água. Adicione as ervas na água e ferva durante dez minutos. Pode ser aplicada no local morna ou fria.

Como xarope, serve para tratar aftas. Seu preparo é simples, basta triturar as folhas da guaçatonga com álcool e aplicar sobre as feridas da boca. O chá é indicado quando há problemas digestivos e úlceras. Em 200 ml de água fervente, coloque 10g de guaçatonga. Em seguida, deixe em infusão. O recomendado é tomar duas xícaras por dia.

guaçatonga BenefíciosContraindicações e Efeitos Colaterais da Guaçatonga:

Como qualquer planta normal, a guaçatonga também pode ter suas contraindicações e seus efeitos colaterais, que – caso existam – sempre devem ser levados em conta quando alguém pensa em consumi-la.

  • Quanto às contraindicações: As mulheres grávidas ou em fase de lactação devem evitar o uso da planta, pois a guaçatonga estimula as contrações uterinas, podendo ocasionar num indesejável aborto espontâneo.
  • Efeitos colaterais: Felizmente, ainda não existem registros de efeitos colaterais causados pela guaçatonga ou uma superdosagem da mesma. Contudo, evite utilizá-la em excesso, por precaução, já que nenhuma planta ou sequer remédio é recomendado nessa dosagem.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 12 Benefícios do Sangue de Dragão Para Saúde

Petasites – Origem, Benefícios e Como Usar!