Alimentos Saudável

Folhas comestíveis – benefícios, para que serve e propriedades!

Por Valeria Carneiro, em 17/10/2020

As folhas comestíveis adicionam sabores do picante ao amargo, além de serem ricas em vitaminas e minerais. Muitas dessas plantas com folhas comestíveis são comuns e são fáceis de ser encontradas.

folhas comestiveis beneficios

O que são folhas comestíveis:

São conhecidas cerca de mil espécies de plantas com folhas comestíveis. Os vegetais de folhas geralmente vêm de plantas herbáceas de vida curta, como alface e espinafre.

As plantas lenhosas cujas folhas podem ser consumidas como vegetais de folhas incluem as espécies Adansonia, Aralia, Moringa, Morus e Toona.

As plantas mais comumente conhecidas com folhas comestíveis são repolho, espinafre, alface, amaranto , coentro, espinafre, couve de bruxelas, aipo , manjericão, folha de curry, etc.

Tem as folhas que são consumidas em chás como: amaranto, dente de leão, folhas de rosas, camomila, amor-perfeito, purslane, lavanda entre outras.

Propriedades medicinais das folhas comestíveis:

Benefício das folhas comestíveis:

1. Ajuda perder peso:

Folhas comestíveis são baixa em calorias apenas 75 calorias , o que auxilia na perda de peso saudável.

2. Previne defeitos congênitos:

Este vegetais contém uma quantidade significativa de ácido fólico, um mineral necessário para prevenir defeitos congênitos e outras doenças pré-natais.

3. Contém vitamina A e vitamina C:

Embora o conteúdo de vitaminas A e C seja menor do que em outras variedades de folhas comestíveis, elas contém quantidades bastante grandes dessas vitaminas.

A vitamina A está associada à manutenção da visão saudável e à prevenção da degeneração macular, que é a principal causa da cegueira relacionada à idade, enquanto a vitamina C apoia o corpo e o sistema imunológico com suas propriedades antioxidantes.

4. Auxilia na digestão:

As folhas comestíveis contém probióticos, que são bactérias benéficas que atuam como sua primeira linha de defesa contra toxinas e bactérias nocivas. Eles também podem melhorar a digestão e a saúde geral.

5. Fortalece seu sistema imunológico:

As bactérias no intestino têm uma forte influência no sistema imunológico. Os probióticos encontrados no repolho ajudam a melhorar o equilíbrio das bactérias no intestino , mantendo o revestimento intestinal saudável.

6. Contribui para ossos mais fortes:

Contém vitamina K2, que desempenha um papel importante na saúde óssea. Mais especificamente, a vitamina K2 ativa duas proteínas cuja função é ligar o cálcio, o principal mineral encontrado nos ossos.

Para que serve as folhas comestíveis:

O complexo de vitaminas e minerais contidos nas folhas comestíveis tem efeitos positivos na nossa imunidade e permite que o organismo se defenda dos ataques de vírus e bactérias, principalmente na época de maior número de constipações e gripes.

Folhas comestíveis cruas beneficiam o trato digestivo e são úteis no alívio de doenças digestivas (como gastrite, colite ulcerativa, úlcera péptica.

Comendo-a regularmente, acredita-se que evita azia e constipação. Também tem um efeito positivo. para o fígado, vesícula biliar e rins.

folhas comestiveis

Usos:

Você pode usa-las tanto nos preparos de chás, como em saladas, sucos e no preparo de alguns prato. Use a criatividade e diversifique na sua cozinha.

Sair da versão mobile