Os 22 Benefícios do Chá de Funcho Para Saúde!

Os 22 Benefícios do Chá de Funcho Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Funcho Para Saúde que todos devem ficar atentos. Além disso, o funcho é uma erva perene que é popular por seus usos culinários e medicinais. É uma erva altamente aromática que é nativa das margens do Mediterrâneo. A planta de funcho e suas sementes encontraram o caminho para dar sabor a bebidas como o chá, por causa de seu aroma perfumado e gosto saboroso.

Chá de Funcho

Não apenas aromatiza sua humilde xícara de chá, mas também beneficia sua saúde. Os benefícios do chá de funcho incluem auxiliar a digestão e manter o equilíbrio hormonal.

Em países como a Índia e o Paquistão, as sementes de funcho são comumente consumidas como ambientador bucal. Eles são comidos em sua forma básica, ou revestidos de açúcar em várias cores. Eles são usados ​​como tempero em algumas receitas indianas de vegetais e pão. Neste artigo, discutiremos os benefícios do chá de funcho e como prepará-lo.

O que é Chá de Funcho?

A maioria das pessoas só conhece o funcho como tempero saboroso, que é incluído em muitas sopas, molhos e pratos de vegetais. Semente de funcho seco tem a qualidade do sabor do anis e muitas vezes é confundido por outro tempero potente. Cientificamente conhecido como Foeniculum vulgare, esta erva perene resiliente é mais comumente encontrada na região do Mediterrâneo, mas devido à sua popularidade e resistência, agora pode ser encontrada em diferentes partes do mundo.

No passado, foi amplamente utilizado na medicina tradicional da China, Índiae o Oriente Médio, mas recentemente tornou-se mais popular como um remédio herbal no resto do mundo. O chá de funcho é feito esmagando-se as sementes secas em um pó e, em seguida, macerando-as em água fervente, resultando em uma bebida com sabor único, com uma variedade de efeitos potenciais à saúde.

O chá de funcho é usado há muito tempo como auxílio digestivo, e as sementes de chá de funcho são comumente consumidas antes ou depois de uma refeição para melhorar a eficiência digestiva. No entanto, esse é apenas o começo dos efeitos do funcho no corpo. Devido à sua elevada concentração de anetol, estragol, fitonutrientes, minerais, vitaminas, e os óleos voláteis, chá de funcho pode fazer maravilhas para a respiratório, gastrointestinal e sistema imunitário, enquanto também proporciona antioxidante, antibacteriana, anti-espasmódico e anti-inflamatória efeitos, só para citar alguns.

Valor Nutricional do Chá de Funcho:

O chá de funcho é rico em vitaminas e minerais como a Vitamina A, do complexo B, Vitamina C, além de conter Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Cobre, Sódio e Zinco. Estes nutrientes fazem deste chá uma ótima opção para equilibrar as funções do organismo, auxiliando no tratamento de muitos problemas de saúde. Agora, veja Os 22 Benefícios do Chá de Funcho Para Saúde:

1. Possui Efeitos Anti-espasmódicos:

Acalmar o estômago e outros órgãos do corpo pode ser o primeiro passo na eliminação da inflamação e dor de estômago.

Os efeitos naturais calmantes do chá de funcho pode ajudar a reduzir os espasmos no intestino e outras partes do corpo, reduzindo assim os níveis de hormônios do estresse.

2. Melhora a Digestão:

Durante milhares de anos, a planta foi usada como ajuda digestiva. Os seus efeitos anti-inflamatórios e carminativos podem impedir a formação de gases intestinais, eliminando o inchaço e as cólicas, além de acelerar o processo digestivo e garantir a máxima absorção de nutrientes.

A planta pode até ajudar a reconstruir os tecidos danificados e evitar ferimentos adicionais nas vias digestivas.

3. Aumenta a Imunidade:

Esta erva possui poderosos efeitos antibacterianos, anti-sépticos e antifúngicos, tornando-se um excelente reforço do sistema imunológico. Também é bem conhecida por evitar o Resfriado e a Gripe, prevenindo a infecção.

Beber chá de funcho é, portanto, uma medida preventiva e um tratamento para o/a manter saudável!

4. Ajuda na Perda de Peso:

Há várias formas pelas quais o chá de funcho pode ajudar a perder peso. Em primeiro lugar, promover a micção, pode eliminar a retenção de água e o inchaço.

Em segundo lugar, como um reforço do metabolismo, ele pode ajudar o corpo a queimar gordura e calorias mais rapidamente, tornando os seus esforços no exercício físico mais gratificantes.

Por fim, ao regular o apetite e os hormônios, pode evitar que coma em excesso, e prevenir a Obesidade.

5. Desintoxica o Corpo:

Chá de Funcho

Uma das funções mais importantes da micção não é apenas aliviar a sensação de pressão no intestino, como também eliminar o excesso de toxinas extraídas do sangue e dos rins.

O chá de funcho funciona como um purificador, limpa o sangue de impurezas, e um diurético, mantendo os rins e o fígado saudáveis, trabalhando em plena capacidade.

6. Equilibra os Níveis Hormonais:

Quando se trata de promover o bem-estar e proteger a saúde reprodutiva feminina, poucas são as ervas com o potencial do Foeniculum vulgare.

Os compostos encontrados no chá de funcho têm qualidades estrogênicas, que podem aliviar muitos dos sintomas dolorosos presentes na menstruação, além de regular os hormônios, aumentar a libido e estimular a produção de leite materno em mães lactantes.

7. Reduz a Inflamação:

Aqueles que sofrem de Artrite, Gota e outros problemas inflamatórios, encontraram alívio com este chá durante gerações.

Ao desintoxicar o corpo, a planta ajuda também os músculos a funcionarem melhor e diminuir as chances de respostas inflamatórias desnecessárias. Este benefício pode ajudá-lo/a a dormir melhor e ter mais energia para assumir as suas tarefas diárias.

8. Protege os Seus Olhos:

Nada pior que uma noite ruim de sono com o agravante do inchaço dos olhos. A resposta anti-inflamatória rápida deste chá pode ajudar a melhorar a aparência física, enquanto os efeitos antibacterianos e imunológicos podem proteger os olhos de outras infecções, como a conjuntivite.

9. Reduz a Pressão Sanguínea:

O impacto que o chá de funcho pode ter no coração é geralmente baseado no seu conteúdo mineral, principalmente, o potássio encontrado nesta erva.

O Potássio atua como um vasodilatador natural, o que significa que pode aliviar a tensão nas artérias e vasos sanguíneos, tornando mais difícil o desenvolvimento de aterosclerose. Este benefício pode ajudar a prevenir doenças cardíacas coronárias, bem como reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

10. Elimina o Mau Hálito:

O chá de funcho não só é excelente para a boa digestão das refeições, como também para eliminar qualquer mau odor do hálito.

Como mencionado acima, à semelhança da semente de anis (Pimpinella anisum), o funcho também oferece um efeito refrescante e limpa o hálito, além de proteger as gengivas e os dentes, devido aos seus efeitos antifúngicos e antibacterianos.

11. Alivia Problemas Respiratórios:

Quando se trata de congestionamento do sistema respiratório, o chá de funcho é uma excelente solução. Pois funciona como expectorante, eliminando a fleuma e o muco onde os agentes patogênicos infecciosos podem residir e multiplicar.

Além disso, os seus efeitos anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor e a pressão dos seios paranasais, permitindo que respire melhor.

12. Ajuda a Tratar Azia:

Uma das aplicações mais comuns do funcho é tratar a Azia. Beber uma única xícara de chá ou mastigar sementes de funcho quando você começa a sentir os sintomas da indigestão pode aliviar a dor e a queimação. Vários usuários disseram que conseguiram se livrar de antiácidos ou inibidores da bomba de prótons bebendo chá de funcho.

13. Mata Parasitas Internos:

O chá de funcho reduz os níveis de ácido em seu estômago e livra o intestino de vermes e bactérias.

14. Ajuda a Lidar com a Cólica:

chá de funcho

O chá de funcho é bom e seguro para as crianças, pois relaxa o trato intestinal. Isso pode ajudar quando seu bebê está sofrendo de cólica.

15. Purifica o Sangue:

O chá de funcho aumenta o fluxo de urina saudável e protege o fígado dos danos causados ​​pelo álcool e trata doenças como a Icterícia . Este limpador de sangue também pode melhorar a função renal e prevenir cálculos renais .

16. Ajuda na Queima de Gordura:

Chá de funcho ajuda a reduzir a retenção de água, tornando-se um dos melhores chás de perda de peso para você. Ele aumenta o seu metabolismo, permitindo queimar gordura mais rapidamente, reduz a celulite e regula o apetite.

17. Alivia a Artrite:

Ao limpar seu corpo com este chá saudável, você também melhora a saúde de seus tecidos e articulações, aliviando assim a dor e a gota artríticas.

18. Aumenta o Sistema Imunológico:

Para se sentir saudável, você precisa de um sistema imunológico forte para ajudar a combater bactérias e vírus. Uma infusão de funcho ajuda a prevenir o aparecimento de sintomas de resfriado. Este chá maravilhoso ajuda a reduzir as febres, aliviar dores de garganta e tratar a maioria das doenças do trato respiratório superior, como Asma, Bronquite, Tosse, limpando o congestionamento e excesso de fleuma.

19. Mantém seus Olhos Saudáveis:

Às vezes, depois de uma noite mal dormida, você pode acordar com os olhos inchados e doloridos. Prepare uma xícara de chá de funcho, molhe uma bola de algodão e coloque-a sobre as pálpebras por 10 minutos. É bastante refrescante e não só reduz o inchaço, mas também trata infecções oculares como a Conjuntivite.

20. Equilibra seus Níveis Hormonais:

Um fígado saudável leva ao equilíbrio hormonal adequado, que por sua vez é a chave para aliviar uma série de sintomas que afetam você diariamente.

21. Fortalece o Coração:

O chá de funcho é uma fonte maravilhosa de vitaminas e antioxidantes que podem ajudá-lo a manter um coração saudável. Antioxidantes e vitaminas e as ações de limpeza mencionadas acima trabalham para ajudá-lo a reduzir seus níveis de colesterol ruim. E, assim, reduzir as chances de você sofrer de hipertensão.

 

22. Melhora a Saúde da Gengiva:

Chá de Funcho

O chá de funcho gargarejante pode aliviar as gengivas inflamadas e tratar o mau hálito, graças à propriedade antibacteriana do funcho.

Chá de Funcho:

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de funcho, basta seguir esta receita:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de funcho;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e, após levantar fervura, acrescente as sementes secas da erva.
  • Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansando por cinco minutos.
  • A posologia é de uma xícara deste chá, três vezes ao dia.

Para o tratamento de cólicas intestinais em bebês e crianças, a recomendação é adoçar a bebida com um pouco de mel e usar menos erva do que o indicado na receita.

Quem Deve Evitar o Chá de Funcho?

O funcho é considerado bastante leve, embora algumas pessoas possam ser alérgicas a ele. Também é possível sobredosagem nos óleos extraídos encontrados no funcho.

Alguns estudos descobriram que o funcho tem um efeito estrogênico, o que significa que ele imita os efeitos do estrogênio. Mulheres grávidas e lactantes não devem tomar chá de funcho. Pessoas com cânceres que são sensíveis ao estrogênio também devem evitar o uso de chá de funcho.

O estragol, um elemento-chave no funcho, foi identificado como um carcinogênico em potencial. Portanto, os indivíduos com câncer, ou com alto risco para a doença, são encorajados a limitar seu uso do chá de funcho, ou evitá-lo completamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

caqui do mato

Os 10 Benefícios do Caqui do Mato Para Saúde

Sempre Viva beneficios

Sempre Viva – Origem, Benefícios e Como Usar!