Benefícios das Plantas

Os 40 Benefícios do Capim Limão Para Saúde

Por Valeria Carneiro, em

Os Benefícios do Capim Limão Para Saúde que muitos ignoram. Além disso, o capim santo contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O Capim-santo, capim limão, capim-cidrão, citronela, capim-cidreira e erva-cidreira são apenas alguns dos nomes populares desta erva da família das gramíneas. Andropogon schoenanthus é muito usada para obter óleo essencial e, claro, o chá de capim-limão.

Nativa da Índia, a planta fornece um óleo com aroma similar ao do limão (quando suas folhas são cortadas). E recebe outras denominações de acordo com o lugar: capim-cheiroso, chá-de-estrada, capim-catinga, erva-príncipe e capim-cidró.

O chá de capim limão é um dos mais fáceis de encontrar em mercados e lojas de produtos naturais. O principal componente no capim-limão é o citral, um aromático empregado inclusive em perfumes devido ao seu cheirinho de limão.

Valor Nutricional do Capim Limão:

Ele é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.

Propriedades do Capim Limão:

O capim limão pode ser utilizado para perfumar ambientes, mas seu uso mais comum é como erva medicinal. O capim limão possui uma vasta gama de propriedades. Dentre elas podemos citar seus efeitos expectorante, bactericida, calmante, diurético, estimulante estomacal e analgésico. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Capim Limão Para Saúde:

1. Cuidado com os Pés:

Devido às suas propriedades antibacterianas e sanitizantes, o capim limão pode ser adicionado à água para fazer imersão dos pés, ajudando a combater os maus odores.

2. Aumenta a Produção de Leite Materno:

O Chá da planta é benéfico para as novas mães que amamentam seus bebês. Pois ajuda na produção de leite materno, acelerado pelo conteúdo nutricional do citrino.

3. Combate Infecções:

Por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o capim limão tem poder curativo em algumas infecções causadas por esses micro-organismos.

4. Combate à Insônia:

o chá de capim-limão tem efeito sedativo e hipnótico, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.

5. Revitaliza o Corpo:

Na aromaterapia, o capim limão é reconhecido por seus efeitos como revitalizar o corpo e a mente, além de estimular a circulação.

6. Regula a Pressão Sanguínea:

O alto teor de potássio no Chá de capim limão reduz e regula a pressão arterial, estimula a circulação sanguínea e reduz a hipertensão arterial.

7. Possui Poder Diurético:

Ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

8. Elimina a Retenção de Líquidos:

Quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.

9. Alivia Dores da Reumatismo:

Pessoas que sofrem com reumatismo também podem se beneficiar do capim limão, pois ele alivia a dor e o desconforto da doença.

10. Capim Limão Funciona Como Tempero:

Além de seu uso terapêutico, o capim limão também pode ser utilizado na culinária, sendo especialmente famoso na cozinha do Vietnã, Tailândia e Malásia. A erva contribui para dar sabor a chás, curries e sopas.

11. Combate o Odor Corporal:

A propriedade antibacteriana do Chá de capim limão ajuda a combater o odor do corpo evitando infecções bacterianas e fúngicas que são responsáveis ​​pelo mau cheiro.

12. Auxilia na Saúde do Estômago:

Outra propriedade do óleo essencial dessa planta é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

13. Capim Limão Revitalização Total:

Na aromaterapia, o capim limão é reconhecido por seus efeitos como revitalizar o corpo e a mente, além de estimular a circulação.

14. Combate a Obesidade:

O capim limão previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

15. Previne o Câncer:

Essa planta se mostrou eficiente na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o câncer de pele, fígado e mama.

16. Proteção do DNA:

Por conter substâncias antioxidantes, o capim limão protege as células dos danos causados pelos radicais livres no DNA, que causam o envelhecimento e aumentam as chances do surgimento de um câncer.

17. Combate a infeções Bacterianas:

O óleo essencial do capim limão combate a formação do biofilme e é benéfico no tratamento de infecções causadas pelo Staphylococcus aureus.

18. Problemas Respiratórios:

Na medicina Ayurvédica, o capim limão tem sido utilizado no tratamento de tosses e resfriados. Ele também oferece alívio à congestão nasal, gripe e asma.

19. Baixa a Febre:

Ainda na medicina Ayurvédica, o capim-limão é utilizado para baixar a febre devido às suas propriedades antipiréticas e indutoras do suor.

20. Tem Ação Antifúngica:

Suas propriedades antissépticas fazem com que o capim limão seja efetivo no tratamento de infecções como micoses e candidíase oral e vaginal.

21. Ajuda no Sistema Nervoso:

Essa erva estimula a mente e ajuda a combater convulsões, nervosismo, vertigem e até mesmo distúrbios neuronais como os males de Alzheimer e Parkinson.

22. Auxilia na Saúde Das Mulheres:

O Chá de capim limão é um excelente, proporcionador de alívio de doenças nas mulheres, afrontamentos e redução da dor menstrual.

23. Diabetes Tipo 2:

Uma das substâncias presentes no capim-limão, o citral, ajuda a manter os níveis regulares de insulina no corpo, aumentando a tolerância à glicose. Dessa forma, a planta é um complemento no tratamento da diabetes tipo 2.

24. Previne Doenças Transmitidas por Insetos:

Por ser um repelente de insetos, o capim limão ajuda a prevenir doenças como malária, dengue e Lyme.

25. Evita Crises de Histeria:

Um dos componentes da planta, o mirceno, é responsável por combater o histerismo, bem como outras patologias nervosas.

26. Apresenta Propriedades Sedativas:

A sedação é um efeito colateral da superdosagem do capim-limão, mas pode ser conferida na ingestão mesmo de pequenas doses por pessoas sensíveis à planta. O consumo desse chá pode potencializar os efeitos de outros sedativos, como morfina.

27. É Antiespasmódica:

O capim limão também ajuda a evitar espasmos no útero e no intestino. O citral, mesmo componente que elimina tumores, é o responsável por esse efeito e também pela atividade antibacteriana da planta.

28. Controla o Colesterol:

O Capim Limão tem ação anti-colesterol e anti-aterosclerose, que ajuda a reduzir a absorção de colesterol no intestino. Além disso, ajuda na oxidação do colesterol LDL no sangue.

29. Combate Gripes e Resfriados :

 Chá de Capim Limão contem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam o corpo a combater tosse, febre e resfriado e gripe.

30. Melhora à Digestão:

O Chá de Capim Limão possui compostos anti-sépticos que efetivamente matam bactérias e parasitas dos ruins, e o do sistema digestivo, promove uma digestão saudável.

31. Regula a Pressão Sanguínea:

O alto teor de potássio no Chá de Capim Limão reduz e regula a pressão arterial, estimula a circulação sanguínea e reduz a hipertensão arterial.

32. Alivia a Dor e Desconforto: 

Capim Limão alivia a dor e desconforto causados ​​por dores de cabeça e enxaquecas devido às suas propriedades analgésicas.

33. Ajuda no Tratamento da Acne: 

O Chá de Capim Limão é antimicrobiano e adstringente, tornando-se assim uma terapia ideal para o tratamento da acne.

34. Promove a Desintoxicação: 

Chá de Capim Limão é fundamental para desintoxicação, pois possui propriedades diuréticas que ajuda a limpar as toxinas prejudiciais no fígado e nos rins.

35. Reduz Dor Da Artrite:

O Chá de Capim Limão ajuda no tratamento de artrite e problemas relacionados como osteoartrite, reumatismo e outros tipos de dor nas articulações.

36. Trata a Gastrite: 

A gastrite ou comumente referida como azia pode ser causada por muitos fatores, como estresse, especiarias e alimentos frios entre outros. O Chá do Capim Limão tem sido tradicionalmente utilizado como remédio para tratar esta doença.

37. Cuida da Pele Oleosa: 

O Chá de Capim Limão ajuda a purificação e circulação de sangue, limpa a pele oleosa e é eficaz no tratamento de espinhas, eczema e psoríase.

38. Evita a Depressão: 

As propriedades antidepressivas da planta emagrece e ajudam a tratar a depressão. A erva também ativa a liberação de serotonina, uma substância química no cérebro que combate a depressão.

39. Limpa Toxinas Nocivas do Corpo: 

O consumo regular da planta ajuda limpar e desintoxicar o corpo. A natureza diurética da planta ajuda a remover as toxinas, ácido úrico e colesterol ruim do corpo, aumentando a frequência e quantidade de micção. Micção também ajuda a limpar os rins. Além disso, as propriedades de limpeza deste chá herbal ajudam a purificar o fígado, rins, bexiga e pâncreas.

40. Ajuda no Cuidado Com os Pés:

Devido às suas propriedades antibacterianas e sanitizantes, a planta pode ser adicionado à água para fazer imersão dos pés, ajudando a combater os maus odores.

Apesar de todos esses efeitos benéficos, a planta pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Se esse for o seu caso, interrompa o uso da planta imediatamente. Se você está grávida ou amamentando, sempre consulte um médico antes de utilizar essa planta ou qualquer outra com fins terapêuticos.

Sair da versão mobile