Benefícios das Plantas

Canela Preta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Canela Preta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A planta é da família das Lauraceae. Essa árvore ameaçada de extinção, já chegou a representar um terço da madeira extraída das matas brasileiras. A árvore da Canela Preta pode atingir até 300 anos de idade, possui uma casca aromática e resinosa, suas folhas são verdes escuras.

São apresentadas as características anatômicas da madeira de Ocotea catharinensis (Lauraceae), árvore característica e exclusiva da Mata Atlântica, atualmente presente na lista de espécies brasileiras raras ou ameaçadas de extinção.

Estudos desta natureza fornecem subsídios tanto para identificação taxonômica como para interpretações filogenéticas, auxiliando na resolução de problemas taxonômicos em agrupamentos botânicos complexos, avançando no estabelecimento de um sistema filogenético apropriado.

Descrição da Árvore Canela Preta:

Forma: árvore perenifólia, com 10 a 25m de altura e 60 a 100cm de DAP, podendo atingir excepcionalmente 45m de altura e 150cm ou mais de DAP, na idade adulta. Na Floresta Ombrófila Densa Alto Montana, a 1.400m de altitude, no Paraná, foram encontrados exemplares com 3,50 a 6m de altura e 4 a 22cm de DAP.

Tronco: O tronco da Canela Preta pode ser reto, geralmente um pouco tortuoso, raramente cilíndrico, apresentando quinas ou reentrâncias; nas encostas da Serra do Mar, pode apresentar-se curvo e inclinado.

Ramificação: cimosa, larga e tortuosa. Copa grande e espalhada, larga, achatada, muito densa, geralmente umbeliforme, com folhagem densa e verde-escura, brilhante ao sol.

Casca: A casca externa da Canela Preta é cinza-escura a marrom-escura, com cicatrizes côncavas oriundas da descamação típica em placas, onde aparecem nitidamente as lenticelas pequenas sobre a casca nova.

Benefícios da Canela Preta

Contraindicações:

Canela Preta pode fornecer vários benefícios, mas somente se usada com moderação. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Sair da versão mobile