Benefícios das Plantas

Caliandra – Origem, Benefícios e como Usar

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 30/10/2019)

Caliandra – Origem, Benefícios e como Usar esta planta de maneira correta. Além disso, a Caliandra possui muitas propriedades benéficas a saúde do corpo humano. A Caliandra é uma planta que possui flores, podendo ser em forma de arbustos ou de pequenas arvores. Atualmente existe cerca de 200 espécies de Caliandra, planta que teve sua origem na América do Sul, mais precisamente no Brasil.

No entanto, a Caliandra é facilmente encontrada e cultivada em países como Argentina e Uruguai. A planta que pertence a família das Fabaceae (é conhecida como a família das leguminosas, que se caracteriza pelo fruto ocorrer do tipo legume – chamado de vagem).

A Caliandra é uma espécie de planta que é bastante encontrada e cresce ao longo das margens de rios caudalosos, normalmente elas se desenvolvem em locais que possuem pedras expostas, que geram condições das raízes aderirem com força e firmeza ao solo.

A planta Caliandra possui o nome cientifico de Calliandra Tweedii e é popularmente conhecida pelos nomes de: Arbusto Chama, Buchinha Vermelha, Cabelo de Anjo, Caliandra Vermelha, Diadema, Diadema Esponjinha, Espinho Vermelho, Esponjinha, Esponjinha Sangue, Esponjinha Vermelha, Pelego de Velha, Quebra Foice, Sarandi, Topete de Cardeal, Topete de Pavão e Mandararé.

Características da Caliandra:

A Caliandra é uma planta pertencente a categoria dos arbustos (arvores de pequeno porte que podem ser cultivadas formando moitas e até mesmo cercas vivas). A Caliandra é uma planta muito resistente, pois são arbustos que podem ficar submersos por um período, e ainda suportam a correnteza dos rios quando estes estão cheios. A Caliandra pode chegar a medir 4,0 (quatro) metros de altura.

A Caliandra é uma planta lenhosa (plantas que possuem a capacidade de produzir madeira como tecido que serve de suporte dos seus caules) e muito florífera.

A Caliandra é uma planta que possui caule ramificado (tipo de caule que desenvolve gemas e ramos laterais), folhas compostas (a folha é subdividida em folhas menores), bipinadas com folíolos bem pequenos e apresentam uma coloração verde escura.

A Caliandra possui uma floração abundante e vistosa e apresenta flores de cor vermelha, que possuem um formato globoso (forma de globo) e é composta por vários estames (órgãos masculinos das plantas que produzem flores) longos e finos, que são unidos por uma coroa arredondada que acabam dando a flor um aspecto muito parecido a pompons.

Propriedades da Caliandra:

A Caliandra contém taninos e ácidos graxos que possuem propriedades terapêuticas, como ácido palmítico, ácido mirístico e ácidos oleico e linoleico, mais conhecidos como ômega 6 e 9. Contém substâncias como a oleína, a palmitina e glicerina. Também é rica em ácido oleico responsável por proteger a barreira da pele evitando a sua desidratação, por perda de água.

A Caliandra contém 65% de ácidos graxos insaturados e podem conter até 9% de ácido linoleico. O ácido linoleico tem demonstrado em vários estudos ao longo dos anos, para reduzir os níveis de colesterol, reduzir a pressão sanguínea, e proporcionar benefícios anti-cancerígenos.

Benefícios da Caliandra Para Saúde:

Elimina Cicatrizes:

A Caliandra faz com que cure as feridas e protege-o de infecções bacterianas. Além disso, ele pode beneficiar neutralizando ou mesmo reduzindo as marcas de cicatriz e manchas deixadas por erupções, furúnculos, da varíola, e acne.

Previne a Depressão:

Ajuda a lidar mentalmente com situações de depressão ou esgotamento, antes dos exames ou provas, para adultos ou com cansaço excessivo.

Combate Queimaduras Solares:

A queimadura solar pode ser uma condição dolorosa, mas pode ser gerenciada pela aplicação de agentes anti-inflamatórios calmantes, como a planta. A natureza hidratante ajuda a evitar a perda excessiva de água e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele vermelha macia.

Previne a Tosse:

Aqueles que estão lutando com tosse e resfriado, congestão, bronquite, juntamente com outros problemas relacionados com resfriados, estão determinados a obter alívio utilizando a Caliandra.

Ela oferece descanso de tosse, resfriado, bronquite e congestão. Pode ser esfregado no peito e inalado durante o sono, ou talvez uma gota pode ser usada no travesseiro para que ele possa fazer o seu trabalho encantador à noite, e você pode acordar sentindo-se significativamente melhor no dia seguinte.

Previne a Afta:

Uma ou duas vezes por dia depois de realizar a sua higiene oral, coloque uma gota de óleo desta planta diretamente com a ajuda de um cotonete sobre a afta, espere uns minutos e se achar necessário realize um bochecho com um pouco de água.

Combate Queimaduras:

Aplique diretamente várias vezes sobre as queimaduras para desinfectar e acalmar a dor até que se forme uma crosta.

Reforça a Imunidade:

A planta ajuda a aumentar as defesas do corpo, para que possa lutar contra as infecções que levam à perda de cabelo. Mantém o couro cabeludo livre de infecções fúngicas e bacterianas.

Combate a Ação de Vírus e Bactérias:

É muito útil porque acalma o comichão e inibe a propagação do vírus, cicatriza e desinfecta. Aplique diluído em óleo ou em água. Se a lesão não desaparecer ou não diminuir em poucos dias consultar o seu médico.

Melhora a Saúde Capilar:

Propriedades extraídas da planta ganharam fama por seus benefícios para o couro cabeludo e também porque impede problemas do cabelo como a caspa, a secura, o excesso de oleosidade, etc.

Combate a Acne:

Para este caso é muito importante a limpeza diária da pele utilizando um algodão embebido em água e uma gota do óleo de planta. Também se pode aplicar óleo puro diretamente sobre a borbulha uma ou duas vezes ao dia com a ajuda de um cotonete.

Como Usar a Caliandra:

A Caliandra é um tipo de planta que se caracteriza por ser ornamental. É uma planta arbustiva muito usada na ornamentação topiária (arte de podar as plantas em formas ornamentais).

É usada no paisagismo tanto em ambientes urbanos quanto em ambientes rurais. A Caliandra é uma espécie de planta muito cultivada em calçadas e parques, podendo criar belos efeitos quando bem cuidadas e podadas.

Essa característica de ser usada como uma planta ornamental é realçada devido ao charme que as felpudas flores vermelhas demonstram para as pessoas. Essas flores causa fascínio e encantamento nas crianças e mulheres.

As flores atraem e são visitadas por aves e insetos – como por exemplo: mamangavas, borboletas, mariposas, beija-flor e outros – que realizam o processo de polinização (ato sexual das plantas espermatófitas).

Além disso, ela é um tipo de planta muito usado para formar as chamadas cercas vivas e os renques (fileira de arvores) informais.

Em uma de suas espécies (C. selloi) a Caliandra pode ser cultivada como belos e floridos bonsais. Ela também pode ser cultivada de maneira isolada, o que dá um grande destaque ao jardim, quando a Caliandra está florida.

Como Cultivar a Caliandra:

A Caliandra se caracteriza por ser uma planta rústica (tipos de plantas que conseguem se desenvolver sem a necessidade de muitos cuidados por parte da pessoa que a cultiva), o que facilita bastante o seu cultivo, pois ela é uma planta que não exige muito do seu cultivador.

A Caliandra é uma planta que se adapta com extrema facilidade as regiões de clima equatorial, subtropical e tropical, gostando do clima ameno.

Ela é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno, e preferencialmente em solo fértil e com boa capacidade de drenagem (capacidade de absorção da água por parte do solo). Para manter a fertilidade do solo, pode ser utilizado húmus de minhoca, sendo reforçado pelo uso de farinha de osso.

O ideal é que o solo fique úmido, no entanto não precisa ficar encharcado. É importante que sejam realizadas regas periódicas, o ideal é que a Caliandra seja regada em média 02 (duas) vezes por semana. No entanto, elas devem ser realizadas somente quando a terra estiver seca, no entanto ela não precisa chegar a ficar ressecada.

É interessante que se realizem podas na Caliandra, pois estas estimulam o adensamento da planta, incentivando assim o controle do crescimento desordenado da planta (a poda é importante de ser realizada quando a Caliandra é usada como cerca viva ou arvoreta).

Sair da versão mobile