Os 9 Benefícios do Xarope de Bordo Para Saúde

Tudo Sobre Os Benefícios do Xarope de Bordo Para Saúde!

Os Benefícios do Xarope de Bordo Para Saúde que você precisa saber. Além disso, a maioria dos indivíduos já consome muito açúcar – provavelmente até mais do que realmente necessita. Dito isto, o Xarope de Bordo é um dos adoçantes que deve ser utilizado em pequenas quantidades e é uma boa alternativa ao açúcar de cana quando utilizado com moderação.

Semelhante ao contraste entre grãos refinados e integrais, os adoçantes naturais não refinados como o Xarope de Bordo possuem níveis mais altos de nutrientes benéficos, fitoquímicos e antioxidantes do que o açúcar de mesa branco ou xarope de milho com alto teor de frutose.

É ainda por isso que vemos os muitos benefícios do mel cru para saúde. Quando utilizado em quantidades adequadas, os benefícios nutricionais do Xarope de Bordo podem incluir a capacidade de reduzir a inflamação, fornecer nutrientes e controlar melhor o açúcar no sangue.

O xarope é usado há séculos. De fato, a seiva de várias árvores de bordo iniciou sendo processada como xarope muito antes de os colonos europeus chegarem à América. Os americanos nativos tinham teorias sobre o impacto dos nutrientes do Xarope de Bordo mesmo naquela época, e o adoçante tinha significado cultural para muitas tribos aborígines.

Em comparação com o açúcar de cana refinado (ou “de mesa”) que não tem absolutamente nenhum nutriente, o Xarope de Bordo possui alguns antioxidantes e minerais importantes, como manganês e zinco. Quando fazemos uma comparação lado a lado dos nutrientes do açúcar e do Xarope de Bordo, vemos que possuem algumas coisas em comum, mas também algumas coisas que definitivamente tornam o Xarope de Bordo mais favorável.

História do Xarope de Bordo:

O xarope é uma das formas mais antigas de adoçante que existe, tendo sido utilizado por nativos americanos que moram na América do Norte há centenas de anos. O Xarope de Bordo foi coletado e usado pela população indígena antes de ser apresentado aos primeiros colonizadores europeus, que mostraram maneiras de melhorar rapidamente a tecnologia necessária para coletar mais.

Por causa de seu método natural de colheita e histórico como adoçante de cura, essa é um das razões pelas quais hoje muitos indivíduos escolhem Xarope de Bordo e mel cru como seus adoçantes preferidos, mesmo aqueles que seguem a dieta paleo, por exemplo.

Hoje, o Canadá tem mais de 80% do xaropedo mundo. Nos EUA, o maior estado produtor de Xarope de Bordo é o Vermont. Na verdade, algumas das grandes árvores de bordo em Vermont que ainda são fornecedores de seiva hoje têm mais de 200 anos! A maioria das árvores de bordo tem cerca de 10 a 12 polegadas de diâmetro e geralmente cerca de 40 anos de idade.

Xarope de Bordo Melhor do que o Açúcar Comum?

Ambos são processados cerca de dois terços de sacarose, mas o Xarope de Bordo entrega menos açúcar em sua dieta e mais nutrientes. A pontuação do índice glicêmico de Xarope de Bordo é de cerca de 54, em comparação com uma pontuação de cerca de 65 do açúcar derivado da cana.

Isso significa que um benefício dos nutrientes do Xarope de Bordo é como ele afeta os níveis de açúcar no sangue um pouco menos drasticamente do que o açúcar de mesa. O xarope também fornece alguns antioxidantes e minerais, enquanto o açúcar não possui ambos.

Outro fator que faz com que esses dois adoçantes sejam muito diferentes é a forma como são processados. O Xarope de Bordo é derivado da seiva das árvores de bordo. Ao contrário do açúcar de cana refinado – que passa por um processo longo e complexo para ser condensado em açúcar cristalizado – o Xarope de Bordo é um produto relativamente mais natural e não refinado. E como você possivelmente sabe, o xarope de milho rico em frutose não é uma escolha natural ou saudável, e tampouco os adoçantes artificiais (daí o nome).

Por exemplo, caules da cana-de-açúcar são mecanicamente colhidos, limpos, moídos, lavados, espremidos, extraídos, filtrados, purificados, condensados e aspirados – tudo antes mesmo de se tornar cristais de açúcar!

Valor Nutrição do Xarope de Bordo:

1 colher de sopa de Xarope de Bordo possui cerca de:

  • 13,4 miligramas de cálcio (1% do VD);
  • 40,8 miligramas de potássio (1% do VD);
  • 0,7 miligramas de manganês (33% do VD);
  • 0,8 miligramas de zinco (6% do VD);
  • 2,8 miligramas de magnésio (1% do VD);
  • 0,2 miligramas de ferro (1% do VD).

Benefícios do Xarope de Bordo Para Saúde:

Contém Numerosos Antioxidantes:

De acordo com pesquisas que comparam o teor total de antioxidantes encontrados nos adoçantes naturais a produtos de açúcar refinado como açúcar branco ou xarope de milho, foram encontradas diferenças substanciais no conteúdo total de antioxidantes.

Xarope de milho, açúcar refinado e néctar de agave possuem atividade antioxidante mínima, mas o Xarope de Bordo, melaço escuro e melaço, açúcar mascavo e mel bruto apresentaram maior capacidade antioxidante (com o maior teor de melaço).

Uma forte razão para usar mudar seu adoçante? Os nutrientes do Xarope de Bordo são incríveis quando se trata do fornecimento de antioxidantes protetores. Uma revista médica descobriu que o Xarope de Bordo puro possui até 24 antioxidantes diferentes.

Estes antioxidantes, na forma de compostos fenólicos, são benéficos para diminuir os danos dos radicais livres que podem causar inflamação e contribuir para a formação de várias doenças crônicas. Sempre que puder, escolha xaropes de bordo de grau B mais escuros, uma vez que estes possuem antioxidantes mais benéficos do que os xaropes mais claros.

Alguns dos principais antioxidantes presentes no Xarope de Bordo incluem ácido gálico, ácido benzoico, ácido cinâmico e vários flavonóis como catequina, rutina, quercetina e epicatequina. Embora a maioria seja encontrada em baixas concentrações, outras estão presentes em maiores quantidades, por isso é possível que os benefícios desses antioxidantes possam parar algumas das desvantagens de consumir uma alta quantidade de açúcar do xarope.

Pontuação Mais Baixa no Índice Glicêmico:

Açúcar refinado e carboidratos refinados em geral são populares por serem rapidamente metabolizados pelo fígado – provocando um “açúcar alto”, seguido por um rápido “choque de açúcar”. Ainda pior, ingerir muito açúcar aumenta rapidamente o açúcar no sangue e aumenta os níveis de insulina, que ao longo do tempo podem levar a uma menor resposta à insulina e problemas no manejo da glicose no sangue, razão pelo qual o diabetes se desenvolve.

No entanto, seja consciente que consumir muito açúcar, de qualquer fonte, é uma das principais causas de alguns dos problemas de saúde mais difundidos – como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade – até adoçantes naturais como Xarope de Bordo devem ser utilizados em pequenas quantidades. Quando se trata de soluções para reverter a diabetes naturalmente, ou outros problemas relacionadas ao açúcar no sangue, é melhor minimizar o consumo de açúcar e, principalmente, evitar o açúcar refinado.

Combate Doenças Inflamatórias:

Como a nutrição do xarope fornece antioxidantes polifenólicos que diminuem a inflamação, ela pode ser considerada parte de uma dieta saudável que é útil na prevenção de certas doenças, como artrite, doença cardíaca e doença inflamatória intestinal. Os compostos à base de plantas do Xarope de Bordo diminuem o estresse oxidativo, que é responsável pelo envelhecimento em uma taxa mais rápida e pela redução da força do nosso sistema imunológico.

Pode Proteger Contra o Câncer:

Enquanto algumas evidências mostram que até certo ponto o açúcar pode levar a câncer ou pelo menos contribuir para ele, o Xarope de Bordo parece ser um adoçante muito menos prejudicial. Isto é devido à presença de antioxidantes no nele que pode proteger as células de danos na e mutação e no DNA.

Embora o xarope sozinho provavelmente não resulte em um risco reduzido de desenvolvimento do câncer, é uma opção muito mais segura do que acrescentar altos níveis de açúcar refinado ou adoçantes artificiais em sua alimentação.

Ajuda na Proteção da Saúde da Pele:

Muitas pessoas juram utilizar o xarope topicamente, diretamente em sua pele. Da mesma forma que o mel cru, o xarope pode ajudar a reduzir a inflamação da pele, vermelhidão, ressecamento e manchas.

Combinado com leite cru ou iogurte, mel cru e aveia em flocos, essa mistura natural se aplica à pele, pois uma máscara pode hidratar a pele, ao mesmo tempo em que diminui as bactérias e os sinais de irritação.

Alternativa ao Açúcar Para uma Melhor Digestão:

Ingerir altos níveis de açúcar refinado pode levar à candida, síndrome do intestino permeável, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios do sistema digestivo. Na verdade, um dos maiores passos que devem ser levado psara curar distúrbios guturais e autoimunes é diminuir o consumo de açúcar refinado e optar por pequenas quantidades de adoçantes naturais.

A maioria dos adoçantes artificiais também provocam sintomas de indigestão, incluindo gases, cólicas, inchaço e constipação. Para manter o trato digestivo em forma mais saudável, livre de produtos químicos e os danos causados por uma alimentação rica em açúcar, Xarope de Bordo pode ser uma alternativa muito melhor para ser usada em produtos de panificação, iogurte, smoothies ou aveia.

Suprimentos Vitaminas e Minerais Importantes:

O xarope possui manganês e zinco em quantidades razoavelmente altas, além de cálcio e potássio. O zinco pode combater doenças e melhorar a imunidade, pois protege o nível de glóbulos brancos, enquanto o manganês desempenha um papel de suma importância no metabolismo de gorduras e carboidratos, absorção de cálcio, regulação do açúcar no sangue, função cerebral e nervosa.

Alternativa Saudável para Adoçantes Artificiais:

Caso costume utilizar adoçantes artificiais ou produtos de açúcar refinado como agave, sucralose, aspartame e açúcar perigosos, você deve pensar em substitui-los por Xarope de Bordo e mel cru o mais rápido que pudem.

Adoçantes artificiais, enquanto livre de calorias, estão associados a inúmeros problemas de saúde, incluindo ganho de peso, ansiedade, fadiga, dificuldades de aprendizagem, depressão, perda de memória a curto prazo e muito mais.

Muitas doenças que existem podem ser agravadas pelo uso repetido de adoçantes artificiais ao longo do tempo, e elas também mostram resultados desfavoráveis quando se trata de perder peso. É muito possível formar um vício em adoçantes artificiais utilizados em muitas dietas ou alimentos leves, pois eles afetam seus desejos por comida e sua capacidade de controlar os sinais de fome e plenitude do seu corpo.

O Xarope de Bordo não está associado à nenhum desses problemas de saúde, além de provocar mais satisfação devido ao seu sabor doce natural.

Pode Melhorar os Efeitos Antibióticos:

Os antibióticos podem parecer uma solução rápida e fácil para várias doenças diferentes, mas à medida que novos estudos continuam sendo divulgados, torna-se mais difícil ignorar os perigos do uso de antibióticos.

Ao atacar as bactérias ruins, os antibióticos também podem atacar as células saudáveis, enquanto o uso excessivo de antibióticos resulta na criação de “superbactérias” que não respondem mais ao tratamento com antibióticos.

Quando uma estudiosa e sua equipe investigaram os extratos de Xarope de Bordo em conjunto com antibióticos carbenicilina e ciprofloxacina, elas observaram o mesmo efeito antimicrobiano com mais de 90% de antibióticos.

Em outras palavras, o extrato de Xarope de Bordo ajudou os antibióticos a funcionarem melhor. Como? Os pesquisadores mostraram que o extrato aumenta a permeabilidade das bactérias, ajudando os antibióticos no interior das células bacterianas.

Como é Feito o Xarope de Bordo?

Em todas as plantas, uma espécie de açúcar está naturalmente presente. O açúcar primário das plantas é um produto da fotossíntese que acontece quando a luz do sol entra em contato com as folhas da planta. A sacarose é o tipo de açúcar mais prevalente presente no xarope (pelo menos 66% do açúcar no Xarope de Bordo deve ser sacarose para que seja considerado puro).

O açúcar sintetizado nas plantas é utilizado como fonte de energia para o seu crescimento e é armazenado em toda a planta, geralmente nas raízes. Na maioria das plantas, o açúcar não é facilmente extraído das raízes, folhas das plantas ou caules (como nas plantas de cana-de-açúcar) sem passar por processos mecânicos e químicos, mas, no caso das árvores, a seiva é facilmente acumulada.

Segundo os fabricantes de xarope em Vermont, “uma seiva produtora de uma árvore é como uma pessoa doando sangue. Ambos têm um pouco de sobra”. O açúcar feito pelas folhas da árvore de bordo durante o verão é armazenado como amido nas raízes, depois durante os meses de inverno as “ torneiras” são inseridas nas árvores. Depois que o furo é perfurado, um bico com um balde e gancho ou tubo é anexado.

Então, quando a primavera chega e a temperatura fica mais quente, um padrão de temperaturas de congelamento e degelo eleva a pressão dentro das árvores, o que faz com que a seiva flua dos furos para os baldes. Os baldes são recolhidos à mão e acrescentados em grandes tanques, onde parte da água é evaporada e removida para dar processo a um xarope mais rico. E é isso – o processo é simples assim.

Como Comprar e Usar o Xarope:

Para poder ter todos esses benefícios de nutrientes do Xarope de Bordo, você precisa ter o cuidado de comprar o tipo de xarope certo. Muitos xaropes de bordo vendidos nas lojas são basicamente impostores, ou açúcares “com sabor” de Xarope de Bordo que são altamente refinados.

Verifique atentamente o rótulo do ingrediente para ter certeza que o Xarope de Bordo puro seja o único ingrediente (ou primário). Também é inteligente comprar Xarope de Bordo orgânico sempre que possível, o que garante que as árvores não foram tratadas com produtos químicos.

Todos os tipos de Xarope de Bordo puro são classificados como “grau B” ou “grau A”. Ambos os xaropes de grau A e B podem ser boas escolhas, desde que sejam puros e isentos de conservantes, aromas artificiais e corantes.

A maior diferença é que os xaropes de grau B são mais escuros e mais concentrados, então geralmente são utilizados para cozinhar ao invés de chuviscar nos alimentos. Algumas pesquisas também relatam que o xarope de grau B tende a ser mais rico em antioxidantes que classificam como grau A.

A maioria dos xaropes de bordo comprados nas lojas é de grau A, o tipo mais leve utilizado para adoçar panquecas. Existem também vários tipos diferentes de xaropes de grau A, que variam em cor de âmbar escuro e claro. Quanto mais escuro o xarope, mais tarde foi colhido no ano e mais forte será o sabor.

Ao usar o xarope no lugar do açúcar de mesa em produtos assados, substitua o teor de açúcar pela mesma quantidade de Xarope de Bordo, mas reduza a quantidade de líquido que a receita exige a meio copo. Isso lhe dará um sabor adocicado sem adicionar muita umidade e diminuir a textura que está procurando. Em smoothies, molhos de salada ou outros líquidos, você pode simplesmente substituir o açúcar ou o néctar de agave pelo xarope.

Preocupações com o Consumo de Xarope de Bordo:

Como mencionado anteriormente, o xarope pode ser uma boa escolha de adoçante natural quando o tamanho da porção é pequeno e ingerido em combinação com outros alimentos integrais. Embora o xarope tenha alguns nutrientes e benefícios em relação ao açúcar branco, ele não fornece um nível muito alto de importantes minerais e vitaminas, comparado a outros alimentos integrais, como vegetais, proteínas, frutas e gorduras de alta qualidade.

Como resultado, pode ser melhor pensar nisso como uma alternativa melhor ao açúcar, mas não necessariamente algo que deve se esforçar para acrescentar em sua dieta todos os dias. Contanto que tenha Xarope de Bordo com moderação, isso não deve ser um problema, apenas compre o melhor tipo possível e fique de olho na sua porção!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Os 7 Benefícios de Alface Iceberg Para Saúde!

Os 16 Benefícios das Antocianinas Para Saúde!