Frutas

Santol fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 20/08/2021)

A fruta Santol é uma fruta nativa do Camboja, Laos e Malásia e foi introduzido na Australia e nos Estados Unidos no início do século XX. Também é cultivada nos países asiáticos onde encontramos os frutos em grande abundância nos mercados locais. É uma árvore muito elegante e com crescimento bem rápido, alcançando, em seu estágio adulto, até 45m de altura.

Os frutos são bagas globosas, levemente achatadas, amarelo e aveludado quando maduro, possuindo de 2 até 5 sementes comestíveis de cor castanha em seu interior. A parte comestível do fruto é arilosa e refrescante. Normalmente é consumido ao natural mas pode-se fazer ótimas geléias. O fruto jovem também pode ser cristalizado.

Valor Nutricional e Medicinal:

O Santol é rico em vitamina C e é utilizado para vários fins medicinais, possui propriedades anti-inflamatórias, tônico estomacal contra a diarréia e desinteria. Também pode ser usado como vinagre. O pó da casca também é utilizado para curar micoses. Então, confira Os 15 Benefícios do Santol Para Saúde:

Benefícios do Santol Para Saúde:

1. Benefícios do Santol Para Combater Anemia:

A anemia é uma condição de falta de glóbulos vermelhos saudáveis. A Santol contêm ferro, um mineral muito importante para produzir glóbulos vermelhos. Além disso, a Santol também contêm Vitamina C. Além disso a vitamina C é conhecida por ajudar os instantes a absorver o Ferro efetivamente.

2. Previne a Doença de Alzheimer:

Consumir a Santol regularmente pode manter a doença de Alzheimer longe, graças a altos antioxidantes contidos nesta fruta. Os antioxidantes podem combater o processo de envelhecimento do cérebro.

3. Combate a Constipação:

A Santol contêm fibras que podem ajudar o processo de defecação. As fibras presente na Santol podem tirar água de nosso cólon ou absorver o excesso de água de nossas fezes para manter nossas fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.

4. Previne o Câncer:

como mencionado acima, o Santol contém muitos antioxidantes que podem prevenir o crescimento das células cancerígenas. Em um estudo, ratos com tumores mamários receberam extratos de Santol diariamente e, após um tempo, o número e o tamanho dos tumores foram muito reduzidos.

5. Estimula as Glândulas Salivares:

A Santol estimula as glândulas salivares a produzir mais saliva, reduzindo a cárie dentária reduzindo o número de bactérias na boca.

6. Benefícios do Santol Para Reduzir o Colesterol:

A fruta de Santol contêm pectinas, uma fibra solúvel. A pectina, juntamente com o colesterol bom (HDL), irá se unir ao colesterol ruim (LDL) nos intestinos, impedindo que as gorduras sejam absorvidas pelo nosso sistema circulatório. O alto nível de LDL contribui para hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

7. Auxilia na Perda de Peso:

A Santol contêm fibras solúveis e insolúveis. Alimentos que são ricos em fibras podem nos encher e nos ajudar a nos sentir completos. Isso torna nossos desejos de comida mais baixos, enquanto melhoramos nossa saúde geral com todos os compostos nutricionais que possui.

8. Melhora o Sistema Imunológico:

A Santol contêm quercetina, um antioxidante que pode ajudar a impulsionar nosso sistema imunológico. A quercetina é um flavonóide que pode ser encontrado na maioria dos vegetais e frutas.

9. Trata as Hemorroidas:

Normalmente, as remarides são estruturas vasculares presente no canal anal, ajudando no controle das fezes. Ela se torna doença quando está inchada, inflamada, sangrando e em fase de trombose.

10. Combate a Constipação:

Os frutos de Santol contêm fibras que podem auxiliar no processo de defecação. As fibras podem tirar a água do nosso colón ou absorver o excesso de água de nossas fezes, mantendo as fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.

11. Benefícios do Santol Para Fortalecer os Ossos:

O cálcio e o fósforo presente no Santol mantém a densidade dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose e mantendo o esmalte dos dentes fortes.

Outros Benefícios do Santol Para Saúde:

  • Trata a acne;
  • Trata furúnculos e úlceras cutâneas;
  • Trata infecções na pele e na boca, como aftas;
  • Fortalece as gengivas e dentes;
  • Trata alergias e feridas na pele;
  • Combate o envelhecimento da pele;
  • Combate rachaduras nos pés.
Sair da versão mobile