Benefícios de Legumes e Vegetais

Jiló fruta: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 13/08/2021)

Jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa.

Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e Vitamina C, Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas.

O Jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonoides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.

De acordo com os profissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável.

Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas.

Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumi-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período. Então, confira Os 40 Benefícios da Jiló Para Saúde:

Benefícios da Jiló Para Saúde

1. Benefícios da Jiló Para Melhora a Saúde Ocular:

A vitamina A presente no fruto é essencial para quem quer prevenir a degeneração macular e outras doenças como glaucoma. Além disso, consumir o fruto regularmente pode combater o cansaço dos olhos.

2. Controla o Açúcar no Sangue:

O consumo regular do fruto, é uma das formas mais naturais para diminuir o excesso de açúcar no sangue. Além disso, o Jiló é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes, no entanto, é bom consultar o médico antes de fazer uso do fruto.

3. Melhora o Sistema Digestivo:

Todo mundo sabe que a niacina presente no fruto contribui para um melhor sistema digestivo. Além do mais, o Jiló é muito fácil de ser digerido pelo organismo e ainda tem grande quantidade de água em sua polpa.

4. Auxilia a Perda de Peso:

Como citamos agora a pouco no tópico acima, o fruto tem uma boa quantidade de água em sua composição, isso faz do Jiló um grande auxiliador para pessoas que querem perder peso. Além de contribuir com a perda de peso, o fruto ainda ajuda a manter a saúde do organismo em forma.

5. Benefícios do Jiló Para Prevenir Doenças Cardiovasculares:

O Jiló é um alimento que possui um grande poder para a manutenção da saúde do coração, isso porque o fruto faz um importante papel positivo na hora de combater o colesterol ruim que favorece a formação de placas de gordura nas artérias.

6. Combate o Colesterol Ruim:

Os flavonóides encontrados no Jiló ajudam as pessoas a combater o colesterol ruim, pois o fruto facilita a formação de placas de gordura nas artérias.

7. Protege às Artérias:

O Jiló é mesmo incrível! Consumir esse fruto regularmente pode ajudar a prevenir doenças relacionadas às artérias. Isso porque os flavonoides contidos no fruto, trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol nas artérias.

8. Benefícios do Jiló Para Combater a Anemia:

A quantidade significativa de ferro e vitamina k presente no Jiló, pode combater a anemia rapidamente. Além disso, você pode preparar o suco de fruto para combater esta condição.

9. Controle a Taxa de Açúcar no Sangue:

O Jiló é essencial para quem quer controlar a taxa de açúcar no sangue. Isso porque ele é rico em fibras e é baixo em calorias.

10. Auxilia na Proteção do Organismo:

As propriedades antioxidantes presentes no Jiló são essenciais para quem quer prevenir doenças relacionadas ao organismo. Além disso, a Vitamina C presente no mesmo, ajuda a aumentar a imunidade.

11. Benefícios do Jiló Para Combater o Mau Hálito:

Ao consumir Jiló regularmente, o corpo estimula a saliva, portanto, promove uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável.

12. Melhora a Saúde do Fígado:

O Jiló sempre foi considerado um aliado poderoso no tratamento do distúrbio hepático. Isso só é possível graças as suas propriedades de eliminação de gorduras ruins que podem ficar acumuladas no fígado.

13. Melhora a Pele:

As propriedades dermatológicas, antifúngica e antibactericida do Jiló são eficazes para quem quer manter uma pele saudável. Além disso, o consumo regular do fruto pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

14. Benefícios do Jiló Para Prevenir o Diabetes:

Pessoas que sofrem com diabetes, podem recorrer ao consumo do Jiló regularmente. Isso porque a fruta ajuda a controlar a absorção de glicose devido à sua Fibra e seu baixo número de carboidratos.

15. Combate a Desidratação:

O Jiló é um fruto que possui uma quantidade bem elevada de água, isso favorece a saúde do corpo, além de combater a desidratação do mesmo.

16. Rico em Cálcio:

A quantidade significativa de cálcio nesse fruto, é de suma importância para manter os tecidos ósseos saudáveis e livres de cãibras.

17. Benefícios do Jiló Para Promove a Saciedade:

As enzimas presentes no Jiló possuem grande eficácia para promover a saciedade. Essas mesmas enzimas são capazes de refreiar a vontade de comer em um modo bem significativo.

18. Rico em Magnésio:

O magnésio é um mineral essencial para pessoas que querem manter o bom funcionamento do organismo. Além disso. o magnésio participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano.

19. Promove a Saciedade:

Muitas pessoas tentam controlar a vontade de comer, que às vezes aparece mais que o normal. E o Jiló ajuda a promover a sensação de saciedade, o que acaba sendo um ponto positivo para os ansiosos e para quem está tentando se controlar de maneira mais saudável.

20. Benefícios do Jiló Para Fortalecer o Coração:

O Jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1, conhecida como tiamina, ela é um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o Jiló traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

Outros Benefícios do Jiló Para Saúde

  • Problemas hepáticos;
  • Distúrbios de fígado;
  • Excesso de colesterol ruim;
  • Dispepsia biliar;
  • Obesidade;
  • Anemia por falta de ferro;
  • Mau hálito;
  • Diabetes;
  • Prisão de ventre;
  • Problemas digestivos, entre outros.
Sair da versão mobile