Os 25 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os 25 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde são de grande importância. Pois, o Chá de Guaco possui propriedades que são de suma importância para saúde do nosso corpo. Além disso, com o nome científico Mikania glomerata spreng, o Guaco também é popularmente conhecido como erva de cobra, cipó-catinga, guacoliso, coração de Jesus e Guaco de Cheiro.

beneficio do cha de guaco Pode ser reconhecida por ser uma planta trepadeira lenhosa, capaz de atingir de 2m a 3m de altura.

Possui ramos abundantes, flores amareladas e pequenas com suave aroma de baunilha, e folhas verde brilhante com formato de coração e perfume similar ao da abóbora quando amassada.

Originário da América do Sul, o Guaco pode ser encontrado em todas as regiões brasileiras, principalmente no Sudeste e Sul. Tornou-se popular não apenas por sua beleza ou aroma agradável, mas por suas excelentes propriedades medicinais.

Propriedades do Chá de Guaco:

As propriedades do Chá de Guaco incluem sua ação broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, sudorífica, anti-reumática e cicatrizante. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:

1. Auxilia no Tratamento da Bronquite:

A bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brônquios.

Em tempo: a bronquite é uma condição caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, ronco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para falar, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.

2. Ajuda no Alívio da Asma e da Tosse:

As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.

3. Contribui no Tratamento de Problemas Respiratórios:

Por conta de suas propriedades expectorantes, broncodilatadoras e supressoras da tosse, o Chá de Guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia – inflamação das pleuras, que são os tecidos de revestimento dos pulmões -, resfriado, gripe e dor de garganta.

4. Combate ao Inchaço:

O Chá de Guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. Isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, que também fica retido, trazendo o indesejável inchaço.

5. Tem Ação Anti-inflamatória:

Por causa dessa propriedade, o guaco ajuda a combater diversas doenças. O consumo do chá evita que os sinais do processo inflamatório – dor, calor, rubor e formação de edema – se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.

6. Possui Ação Broncodilatadora:

Quem possui bronquite encontra no Chá de Guaco uma poderosa defesa e tratamento para essa doença. A patologia é caracterizada pela formação de um processo inflamatório nos brônquios, formando uma espécie de muco que bloqueia as passagens de ar através dos canais.

Além da dificuldade respiratória, a doença também causa febre, fadiga constante que pode chegar ao ponto da pessoa se cansar até para falar.

Além do guaco possuir ação anti-inflamatória, o fato de ser um bom broncodilatador, ou seja, aumenta o tamanho da passagem de ar deixando os brônquios mais “abertos”. Dessa forma, o portador da bronquite consegue sentir maior alívio dos sintomas.

7. Reduz a Celulite:

Por possuir ação anti-inflamatória, outro benefício que o Chá de Guaco consegue oferecer é a redução da celulite. A celulite nada mais é que células do tecido epitelial, ou seja, da pele, inflamadas.

cha de guaco Essa inflamação promove a formação de edema que, por sua vez, é o responsável pelo aspecto de casca de laranja que não gostamos nem um pouco.

8. Possui Ação Detox:

Quem toma o Chá de Guaco transpira um pouco mais que o normal. Esse aumento da produção de suar pelas glândulas deve-se ao chá e isso ajuda a eliminar uma série de toxinas que estão no nosso organismo. Também ajuda a “desinchar” o corpo, principalmente na região abdominal já que boa parte do edema está nessa área devido à inflamação tecidual causada pelas células de gordura.

 

9. Benefícios do Chá de Guaco Combate Diarreias e Cólicas:

O Chá-de-Guaco por conter propriedades Anti-Inflamatória, se torna ideal para o tratar problemas como diarreias e cólicas.

10. Benefícios do Chá de Guaco Acalma os Nervos:

O Chá de Guaco age como um tônico geral para o sistema nervoso. Além de relaxar o corpo e a mente, ele acalma o sistema nervoso para evitar espasmos, arritmias e outros sintomas relacionados ao nervo.

11. Benefícios do Chá de Guaco Reduz o Nível de Açúcar no Sangue:

O Chá de Guaco ajuda melhorar as sintomas de diabéticos, pois a manter o nível estável de açúcar no sangue controlado, impedindo os picos e depressões que podem levar ao choque diabético perigoso.

12. Benefícios do Chá de Guaco Para Melhorar Respiração:

O Chá-de-Guaco possui função broncodilatadora, que expande os brônquios e permite que o ar chegue aos pulmões com mais facilidade.

13. Benefícios do Chá de Guaco Elimina Impurezas:

Através da sua função balsâmica e expectorante, o Chá de Guaco ajuda a dissolver a secreção dos pulmões e estimula a eliminação do catarro.

14. Benefícios do Chá de Guaco Aumenta o Fluxo Sanguíneo:

O Chá de Guaco contem efeitos afrodisíacos, que aumentar o fluxo sanguíneo na região genital, favorecendo a libido e a performance sexual.

15. Benefícios do Chá de Guaco Metem a Pele jovem e Saudável:

Chá de Guaco contem alto teor em antioxidantes, que elimina os radicais livres, ajudando manter a pele jovem e saudável.

16. Benefícios do Chá de Guaco Tem ação Anti-Inflamatória:

O consumo do Chá de Guaco evita que os sinais do processo inflamatório e dor, calor, rubor e formação de edema se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.

beneficios do cha de guaco

Outros Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:

  • Antiasmático
  • Antirreumático
  • Antisséptico
  • Bronco-dilatador
  • Cicatrizante
  • Expectorante
  • Febrífugo
  • Sudorífero

Contraindicações e efeitos colaterais do Chá de Guaco:

O consumo do Chá-de-Guaco é contraindicado para pessoas que fazem uso de anticoagulantes; crianças com menos de um ano de idade e indivíduos que sofram de doenças no fígado. Se utilizado em exagero ou por tempo prolongado, pode ter como efeito colateral hemorragias, diarreia, vômitos e aumento dos batimentos cardíacos.

É importante ressaltar que qualquer tratamento médico, seja natural ou não, deve ter acompanhamento e orientação médica.

Caso desenvolva qualquer reação indesejável com o uso do Chá-de-Guaco, interrompa-o imediatamente e busque seu médico de confiança.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Uxi Para Saúde

Os 10 Benefícios da Samambaia Para Saúde