Benefícios das Frutas

Os 10 Benefícios da Guabiroba da Mata Para Saúde

Os Benefícios da Guabiroba da Mata Para Saúde são diversificados, porém bastante benéficos para saúde do corpo em geral. Além disso, a Guabiroba da Mata é uma planta da família das Myrtaceae, também conhecida como gabirobeira, gabirova, gavirova, goiaba-da-serra, guabiroba-da-mata, guabirobeira, guabirova, guariroba, guarirova, guavira, guaviroba, guavirova; guariroba, guabirá.

Como você pode ver, gabiroba, guavira, guabiroba e outros nomes semelhantes são espécies de Campomanesia, um gênero frutífero das Myrtaceae, família muito diversificada e abundante no nosso continente americano onde também estão outras frutas nativas.

guabiroba da mataO consumo da fruta pode servir para tratamentos gastrointestinais, como diarreia e disenteria. A Guabiroba da Mata têm propriedades adstringente. A árvore vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico e precisa estar sempre exposta ao sol. Ela não é exigente quanto ao solo e chega a crescer, inclusive, em terrenos pobres.

A Guabiroba da Mata é extremamente rica em carboidratos, Proteínas, Niacina, sais minerais (Ferro, Fósforo, Cálcio), vitaminas do complexo B. A Gabiroba pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas. Seu caule serve para o tratamento de sapinhos, feridas na boca, fratura óssea, dor de dente, contusões, dor de barriga, disenteria, para induzir o parto (apressar as contrações), entre outros. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Guabiroba da Mata Para Saúde:

1. Auxilia na Memória:

Das folhas da Guabiroba da Mata se faz um chá para redução do colesterol e que também ajuda a fortalecer a memória, regula o intestino e elimina o corrimento e limpa o útero. Com o mesmo chá de folhas também se combatem os sintomas da gripe.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

As funções Antioxidantes da Guabiroba da Mata também trabalham em favor da beleza, combatendo efeitos indesejáveis do envelhecimento sobretudo na pele. A degradação da pele é retardada por níveis adequada de vitamina C, prevenindo o aparecimento das rugas.

3. Combate a Dor de Dente:

A Guabiroba da Mata é um das mais simples e mais eficazes maneiras de acabar com a dor de dente de forma natural.

4. Controla a Asma:

O vitamina C presente na Guabiroba da Mata, também ajuda a reduzir os sintomas de asma. Pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.

5. Trata Feridas e Infecções da Boca:

A medicina indígena aplica a Guabiroba da Mata (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto.

6. Combate o Estresse:

A vitamina C é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos. Por isso a Guabiroba da Mata é recomendada para controlar o estresse.

7. Trata Distúrbios:

Dentre as propriedades desta planta estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. Esta última, por exemplo, é encontrada principalmente nas folhas e cascas da Guabiroba da Mata e por isso esta pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com esta planta são: cistite e uretrite.

8. Reduz os Níveis de Glicose:

Na medicina popular, a Guabiroba da Mata também é muito usada para reduzir os níveis de triglicerídeos e glicose no sangue, em casos de anemia e enfraquecimento generalizado.

9. Auxilia na Saúde do Coração:

A vitamina C Presente na Guabiroba da Mata é um dos melhores Antioxidantes que há, devido as suas propriedades, ela ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, ajuda a prevenir e combate a arteriosclerose e a hipertensão arterial. portanto, o consumo de vitamina C ajuda a diminuir dramaticamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o temido

os benefícios da guabiroba da mata10. Previne Contra o Câncer:

Estudos realizados descobriram que um alto consumo de Guabiroba da Mata ajudam a diminuir os riscos de vários tipos de câncer. Os estudos mostraram também que o aumento do consumo de vitamina C está ligado a uma diminuição da possibilidade de ocorrer cânceres de pulmões, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, do reto, do estômago e do esófago.

As gabirobas, árvores de porte baixo a médio (até 8 metros), são bastante usadas em paisagismo urbanos, na recuperação de áreas degradadas, como planta atrativa de abelhas e insetos polinizadores, na recuperação de matas ciliares.

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.