Benefícios das Frutas

Os 10 Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde

Os Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde são variados. Além disso, a banha de galinha contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo, pois o Cerrado possui uma diversidade de frutas ainda desconhecidas para aproveitamento. A banha de galinha é o nome popular desta árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre em áreas de Cerrado. Também é chamada de Pacova-de-macaco. O nome científico é: Swartizia Langs-dorffi.

A árvore pode alcançar 15 metros de altura com tronco cilíndrico em torno de 60 cm de diâmetro. Seus ramos mais jovens apresentam cor castanha (com pintinhas brancas).Suas folhas são alternas e espiraladas.Suas flores surgem em cachos (3 a 7 flores brancas grandes).

Banha de GalinhaSeus frutos são vagens amarelas (quando maduras) que não se abrem sozinhas. Eles podem alcançar até 15 cm de comprimento por 6 cm de largura. Em seu interior, há cerca de 4 sementes revestidas por arilo carnoso (parte comestível).

Apesar da polpa da banha de galinha ser tradicionalmente consumida por populações tradicionais, poucos relatos são encontrados sobre essa fruta visualmente muito intrigante. A banha de galinha possui efetiva atividade antioxidante e também demonstrou atividade contra o Biomphalaria glabrata, um importante molusco intermediário hospedeiro do esquistossomose ou Barriga-D’água.

A árvore de banha de galinha é pequena e notável pelos frutos muito grandes (tamanho de uma manga comum) com arilos polposos, de cor laranja, de casca externa bastante resistente, e tem 4 a 5 sementes por fruto, muito suculentas de sabor e cheiro repugnantes ao homem, porém muito apreciados pela fauna, principalmente as antas.Então, confira agora Os 10 Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde:

1. Trata Asma: 

banha de galinha pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto banha de galinha. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

2. Ajuda na Saúde do Coração: 

banha de galinha tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.

Oléico, linoléico e ácido esteárico são encontrados na fruta banha de galinha, que melhora os efeitos de oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, protegem os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

3. Fonte de Fibras: 

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e banha de galinha não é excepção.Os altos níveis de fibra encontrados em banha de galinha ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol“ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

4. Ingrediente Importante Para Beleza: 

O óleo essencial da banha de galinha pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta banha de galinha. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de Vitamina A em banha de galinha significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

Consumir banha de galinha pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento precoce. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

5. Fonte de Vitamina A: 

banha de galinha é uma boa fonte de Vitamina A e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da Vitamina A. O teor de carotenoides de banha de galinha é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do banha de galinha e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

6. Fonte de Potássio:

 A mistura de vitaminas e minerais, incluindo Potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol e entupimento da veias.

7. Tem Ação Anti-inflamatório: 

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de banha de galinha, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado na Banha de Galinha.Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

8. Auxilia no Sistema Digestivo:

Esta fruta contém Fibras dietéticas ou alto teor de fibras, por isso é útil para melhorar o sistema digestivo, impedindo o Câncer de Cólon e livrar o corpo de cancro causado pelos radicais livres.

9. Controla os Níveis de Colesterol:

A presença de Vitamina C nos frutos de  banha de galinha, poderá ajudar durante o processo de Metabolismo do colesterol em ácidos biliares, o que podem ter implicações para os sanguíneos de Colesterol em níveis elevados e à incidência de cálculos biliares.

Benefícios da Banha de Galinha10. Combate os Radicais Livres:

A Vitamina C presente na banha de galinha é um eficaz antioxidante para combater os radicais livres que é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Mesmo em pequenas quantidades, a Vitamina C pode proteger importantes moléculas, tais como Proteínaslípidios, hidratos de carbono, e os ácidos nucleicos de danos causados pelos radicais livres, toxinas, ou poluentes.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.