Os 10 Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde são variados. Além disso, a banha de galinha contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo, pois o Cerrado possui uma diversidade de frutas ainda desconhecidas para aproveitamento. A banha de galinha é o nome popular desta árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre em áreas de Cerrado. Também é chamada de Pacova-de-macaco. O nome científico é: Swartizia Langs-dorffi.

A árvore pode alcançar 15 metros de altura com tronco cilíndrico em torno de 60 cm de diâmetro. Seus ramos mais jovens apresentam cor castanha (com pintinhas brancas).Suas folhas são alternas e espiraladas.Suas flores surgem em cachos (3 a 7 flores brancas grandes).

Banha de GalinhaSeus frutos são vagens amarelas (quando maduras) que não se abrem sozinhas. Eles podem alcançar até 15 cm de comprimento por 6 cm de largura. Em seu interior, há cerca de 4 sementes revestidas por arilo carnoso (parte comestível).

Apesar da polpa da banha de galinha ser tradicionalmente consumida por populações tradicionais, poucos relatos são encontrados sobre essa fruta visualmente muito intrigante. A banha de galinha possui efetiva atividade antioxidante e também demonstrou atividade contra o Biomphalaria glabrata, um importante molusco intermediário hospedeiro do esquistossomose ou Barriga-D’água.

A árvore de banha de galinha é pequena e notável pelos frutos muito grandes (tamanho de uma manga comum) com arilos polposos, de cor laranja, de casca externa bastante resistente, e tem 4 a 5 sementes por fruto, muito suculentas de sabor e cheiro repugnantes ao homem, porém muito apreciados pela fauna, principalmente as antas.Então, confira agora Os 10 Benefícios da Banha de Galinha Para Saúde:

1. Trata Asma: 

banha de galinha pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto banha de galinha. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

2. Ajuda na Saúde do Coração: 

banha de galinha tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.

Oléico, linoléico e ácido esteárico são encontrados na fruta banha de galinha, que melhora os efeitos de oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, protegem os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

3. Fonte de Fibras: 

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e banha de galinha não é excepção.Os altos níveis de fibra encontrados em banha de galinha ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol“ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

4. Ingrediente Importante Para Beleza: 

O óleo essencial da banha de galinha pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta banha de galinha. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de Vitamina A em banha de galinha significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

Consumir banha de galinha pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento precoce. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

5. Fonte de Vitamina A: 

banha de galinha é uma boa fonte de Vitamina A e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da Vitamina A. O teor de carotenoides de banha de galinha é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do banha de galinha e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

6. Fonte de Potássio:

 A mistura de vitaminas e minerais, incluindo Potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol e entupimento da veias.

7. Tem Ação Anti-inflamatório: 

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de banha de galinha, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado na Banha de Galinha.Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

8. Auxilia no Sistema Digestivo:

Esta fruta contém Fibras dietéticas ou alto teor de fibras, por isso é útil para melhorar o sistema digestivo, impedindo o Câncer de Cólon e livrar o corpo de cancro causado pelos radicais livres.

9. Controla os Níveis de Colesterol:

A presença de Vitamina C nos frutos de  banha de galinha, poderá ajudar durante o processo de Metabolismo do colesterol em ácidos biliares, o que podem ter implicações para os sanguíneos de Colesterol em níveis elevados e à incidência de cálculos biliares.

Benefícios da Banha de Galinha10. Combate os Radicais Livres:

A Vitamina C presente na banha de galinha é um eficaz antioxidante para combater os radicais livres que é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Mesmo em pequenas quantidades, a Vitamina C pode proteger importantes moléculas, tais como Proteínaslípidios, hidratos de carbono, e os ácidos nucleicos de danos causados pelos radicais livres, toxinas, ou poluentes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 15 Benefícios do Cravo de Defunto Para Saúde

Os 25 Benefícios da Betônica Para Saúde