Nutrientes

Vitamina B9: O que é, funções, alimentos ricos, benefícios e deficiência

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 04/09/2021)

A Vitamina B9, também conhecida como Ácido Fólico ou Folacina, possui fundamental importância para o nosso organismo já que é responsável pela formação de proteínas e hemoglobina.

É necessário para o crescimento e divisão celular, recuperação de doenças e funcionamento perfeito do trato intestinal.

Entre os inúmeros benefícios da Vitamina B9 ao nosso organismo destacam-se a sua eficácia no tratamento de anemias e na manutenção dos espermatozoides saudáveis.

O Ácido Fólico também é indispensável para uma gestação saudável, já que aumenta a lactação, ele também é responsável por melhorar as ulcerações orais, auxiliar no tratamento da depressão, ajudar na prevenção de doenças cardíacas, derrame e no controlar a hipertensão.

A Vitamina B9 pode ser facilmente encontrada em diversos alimentos. Quando em excesso no organismo, os Alimentos Ricos em Vitamina B9 causa euforia, excitação e hiperatividade.

Deficiência da Vitamina B9:

Nosso corpo não é capaz de produzir Vitamina B9, motivo pelo qual sua obtenção deve ser alcançada por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. A deficiência de Vitamina B9 pode ocasionar fadiga, anemia megaloblástica, lesões nas mucosas, defeitos no tubo neural, insuficiência respiratória, anorexia, apatia, insônia, problemas de memorização, problemas de crescimento, aborto, depressão e elevação dos níveis de homocisteína, aumentando os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Conheça agora, Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina B9:

Alimentos Ricos em Vitamina B9:

1.Carne:

Essenciais na alimentação, as carnes vermelhas são uma excelente fonte de proteínas e também da famosa Vitamina B9.

2. Soja:

Sendo um dos Alimentos Ricos em Vitamina B9, a soja apresenta-se como outra opção saudável. Além disso, a soja é ainda rica em cálcio e potássio e promove a saúde ao nível celular e cardíaco.

3. Frutos Cítricos:

Os citrinos são um tipo de fruta muito importantes; Laranjas, limões, irão mostrar-se como fortes aliados entre os Alimentos Ricos em Vitamina B9.

4. Fígado:

O fígado tem visto que é uma vitamina superior em vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e assim é a vitamina B9. Um alimento com alto valor nutritivo e que ajuda a ter músculos fortes e energizados.

5. Beterraba:

Não sendo um legume verde, a beterraba é aliado no momento de garantir a ingestão de Vitamina B9.

Este legume trata-se de um dos excelente Alimentos Ricos em Vitamina B9, garantindo ainda a regulação e desintoxicação do organismo, ao mesmo tempo que evita a anemia gestacional (devido à presença de ferro).

6. Sementes e Nozes:

Não importa se é de abóbora, gergelim, girassol ou sementes de linhaça, consumir sementes cruas, germinadas ou salpicadas sobre uma salada irá adicionar uma porção saudável de Vitamina B9 à sua dieta alimentar.

7. Brócolis:

Além de ser um excelente alimento para a desintoxicação e para livrar impurezas, o brócolis é também rico em fibras e excelente fonte de Ácido Fólico.

8. Cacau:

Isso poderá ser uma surpresa mas é verdade, na composição do cacau irá encontrar, também, a Vitamina B9.

Claro que isto não é desculpa para se alimentar de forma incorreta, atacando em demasia os chocolates. Em todo o caso, o consumo de um ou dois pedacinhos de chocolate, principalmente se tiver um índice de cacau elevado, será uma boa fonte de Alimentos Ricos em Vitamina B9.

9. Couve-flor:

Este vegetal crucífero é normalmente considerado como um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B9.

10. Abóbora:

A abóbora ou a abobrinha, quando bem preparadas, podem trazer muito mais sabor às suas receitas, além de serem Alimentos Ricos em Vitamina B9 para o seu organismo.

11. Aspargos:

Os aspargos são Alimentos Ricos em Vitamina B9 e constantemente utilizados na gastronomia contemporânea, por ser um ingrediente versátil e rico em sabor.

O aspargo é talvez um dos alimentos mais ricos em nutrientes dentre todos os alimentos do reino vegetal.

12. Quiabo:

O quiabo é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Ele tem a capacidade distinta de oferecer simultaneamente vitaminas e minerais, além de limpar todo o trato digestivo do acúmulo tóxico.

Quando se trata de folato, quiabo também se destaca como uma grande fonte de Vitamina B9.

13. Couve de Bruxelas:

Não há como negar que a Couve de Bruxelas é um dos melhores Alimentos Ricos em Vitamina B9.

Outros alimentos:

Sair da versão mobile