Benefícios das Plantas

Abrótano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Abrótano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. além disso, A planta conhecida como abrótano, abrótano macho, abrótega, abrótiga, alfacinha-do-rio, losna ou aurónia, tem propriedades medicinais e pode ser usada para diversos tratamentos médicos de forma alternativa.

O abrótano é uma planta aromática pertencente à família das asteraceae, que possui flores amarelas e folhas em tons de verde-acinzentado que são pequenas e estreitas. É uma planta arbustiva constantemente cultivada por jardineiros, e bastante atrativa por carregar um aroma de cânfora.

De nome científico artemisia abrotanum, a Abrótano pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, além de feiras livres em alguns casos. O nome científico, artemísia, refere-se à deusa Artemis. Nos tempos antigos, os cidadãos acreditavam que a planta ajudava a proteger os homens da impotência e, na Espanha e na Itália Medieval, os jovens acreditavam que a planta podia promover o crescimento da barba.

Ambos casos, no entanto, não foram comprovados e são, atualmente, considerados tolices. Além dessas situações, o abrótano era usado nas regiões rurais do mundo medieval como uma erva que ajudaria a aumentar a virilidade dos jovens, sendo usada em poções do amor, o que também é considerado bobagem nos dias atuais.

Benefícios do Abrótano:

O abrótano forma um pequeno arbusto com folhas estreitas. Pode ser propagado através de estacas e divisão de raízes. Apresenta diversas propriedades medicinais, podendo destacar-se as seguintes: anti-helmíntica, carminativa, diurética, estimulante, tônica e reguladora do ciclo menstrual.

Abrótano é indicado sobretudo para asma, dor de estômago, frieiras, dispneia, enfermidades nervosas, processos exsudativos, tuberculose e distúrbios menstruais.

O abrótano pode ser usado para o tratamento de diversos problemas de saúde, como afecções do estômago, má digestão, frieira, asma, tuberculose, distúrbios menstruais e dispneia. Suas propriedades envolvem ação como diurético, regulador do ciclo menstrual, vermífugo, carminativo e estimulante.

Atua ainda como antisséptico, além de matar vermes intestinais e funcionar como um excelente repelente natural de insetos quando aplicada na pele.

Como Usar do Abrótano:

Para consumir o abrótano e aproveitar seus benefícios, você deve usar suas folhas para temperar pratos com gorduras, mas a forma mais usada é no preparo de um chá. A parte usada do abrótano é sua folha para fazer chá ou como tempero de pratos com gorduras.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de café de folhas secas de abrótano;
  • 1 xícara de água.

MODO DE PREPARO:

Coloque as duas colheres de café das folhas secas de abrótano em uma xícara e reserve. Em outro recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e jogue a água sobre as folhas que foram reservadas anteriormente. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e consuma.

Maleficios do Abrótano:

Não foram encontrados efeitos colaterais, nem contraindicações relacionadas ao consumo do abrótano. É importante lembrar, no entanto, que antes de fazer tratamentos, mesmo que com medicamentos naturais, você deve consultar um médico, pois cada caso é diferenciado, e você precisa ter um diagnóstico correto para realizar um tratamento eficaz.

Sair da versão mobile