Beleza e Estética

4 Benefícios da limpeza facial com vinagre de maçã!

Por Valeria Carneiro, em 19/10/2020

O vinagre de maçã é um ingrediente que tem muitos benefícios para a saúde e também para a pele. É rico em ácidos acético, cítrico, málico e aminoácidos e também contém vitaminas, enzimas e sais minerais benéficos para a pele.

limpeza facial de vinagre de maça

Como o vinagre de maçã ajuda na pele?

Essa limpeza facial com vinagre de maçã tem muitos benefícios potenciais para a pele. Ele tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e pode ajudar a matar bactérias e leveduras na pele relacionadas a doenças como acne, eczema e caspa.

O alto nível de acidez do vinagre também pode ajudar em algumas doenças da pele mas observe bem: sua alta acidez torna necessário diluir com água. A pele saudável fica na extremidade ácida do espectro de pH.

No entanto, pessoas com eczema podem ter um pH de pele elevado, o que pode comprometer a barreira da pele e torná-la mais propensa a infecções. Como ele é ácido, pode ajudar a restaurar um pouco do pH natural da pele.

Benefícios dessa limpeza facial com vinagre de maçã:

1. Previne acne e espinhas:

Devido à sua substância antibacteriana e antifúngica, essa limpeza facial com vinagre de maçã ajuda a manter os poros da pele livres de bactérias, óleo e poeira.

2. Cura queimaduras solares:

O vinagre é conhecido por curar queimaduras solares. Ajuda a aliviar a dor e a acelerar o processo de cicatrização.

3. Suavizar e esfoliar a pele:

Esta limpeza facial com vinagre de maçã acalma a pele e a deixa macia e flexível. Seu ácido alfa hidroxila remove as células mortas da pele e revela novas células saudáveis ​​da pele.

4. Tem propriedades adstringentes:

O vinagre tem propriedades adstringentes, o que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a pele e minimizar os poros, um ótimo remédio para quem tem pele oleosa.

Essa limpeza facial com vinagre de maçã também regula o nível de pH da pele.

Como fazer limpeza facial com vinagre de maçã:

  1. Misture o vinagre de maçã com água filtrada;
  2. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial;
  3. Aplique a solução na pele com algodão;
  4. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água fria;
  5. Você pode usá-lo uma ou duas vezes ao dia, conforme sua necessidade.

Por que vinagre de maçã é bom para pele?

A eficácia dessa limpeza facial com vinagre de maçã é muito boa.  Na prática, o vinagre é sempre o mais rico em compostos que têm um efeito benéfico na pele, produzidos pela fermentação lenta e natural da fruta inteira.

Demora vários meses e, durante esse tempo, as bactérias e o fermento atuam, liberando muitos minerais e compostos orgânicos na solução, incluindo selênio, cálcio, magnésio e ferro.

limpeza com vinagre de maça

A presença de pectinas também é importante, pois podem proteger a pele e ajudar no controle da flora natural. No entanto, eles não estão presentes em vinagres filtrados.

Na busca pelo melhor vinagre, vale a pena focar nos não pasteurizados as leveduras vivas e as culturas de bactérias neles contidas funcionam mesmo em garrafa fechada, mantendo o tempo todo a composição ideal.

Ao escolher esse vinagre, você pode ter certeza de que ele desenvolverá todas as propriedades benéficas de que tanto se fala.

Sair da versão mobile