Beleza e Estética

4 Benefícios da limpeza facial com vinagre de maçã!

limpeza com vinagre de maça

O vinagre de maçã é um ingrediente que tem muitos benefícios para a saúde e também para a pele. É rico em ácidos acético, cítrico, málico e aminoácidos e também contém vitaminas, enzimas e sais minerais benéficos para a pele.

limpeza facial de vinagre de maça
limpeza facial de vinagre de maça

Como o vinagre de maçã ajuda na pele?

Essa limpeza facial com vinagre de maçã tem muitos benefícios potenciais para a pele. Ele tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e pode ajudar a matar bactérias e leveduras na pele relacionadas a doenças como acne, eczema e caspa.

O alto nível de acidez do vinagre também pode ajudar em algumas doenças da pele mas observe bem: sua alta acidez torna necessário diluir com água. A pele saudável fica na extremidade ácida do espectro de pH.

No entanto, pessoas com eczema podem ter um pH de pele elevado, o que pode comprometer a barreira da pele e torná-la mais propensa a infecções. Como ele é ácido, pode ajudar a restaurar um pouco do pH natural da pele.

Benefícios dessa limpeza facial com vinagre de maçã:

1. Previne acne e espinhas:

Devido à sua substância antibacteriana e antifúngica, essa limpeza facial com vinagre de maçã ajuda a manter os poros da pele livres de bactérias, óleo e poeira.

2. Cura queimaduras solares:

O vinagre é conhecido por curar queimaduras solares. Ajuda a aliviar a dor e a acelerar o processo de cicatrização.

3. Suavizar e esfoliar a pele:

Esta limpeza facial com vinagre de maçã acalma a pele e a deixa macia e flexível. Seu ácido alfa hidroxila remove as células mortas da pele e revela novas células saudáveis ​​da pele.

4. Tem propriedades adstringentes:

O vinagre tem propriedades adstringentes, o que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a pele e minimizar os poros, um ótimo remédio para quem tem pele oleosa.

Essa limpeza facial com vinagre de maçã também regula o nível de pH da pele.

Como fazer limpeza facial com vinagre de maçã:

  1. Misture o vinagre de maçã com água filtrada;
  2. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial;
  3. Aplique a solução na pele com algodão;
  4. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água fria;
  5. Você pode usá-lo uma ou duas vezes ao dia, conforme sua necessidade.

Por que vinagre de maçã é bom para pele?

A eficácia dessa limpeza facial com vinagre de maçã é muito boa.  Na prática, o vinagre é sempre o mais rico em compostos que têm um efeito benéfico na pele, produzidos pela fermentação lenta e natural da fruta inteira.

Demora vários meses e, durante esse tempo, as bactérias e o fermento atuam, liberando muitos minerais e compostos orgânicos na solução, incluindo selênio, cálcio, magnésio e ferro.

limpeza com vinagre de maça
limpeza com vinagre de maça

A presença de pectinas também é importante, pois podem proteger a pele e ajudar no controle da flora natural. No entanto, eles não estão presentes em vinagres filtrados.

Na busca pelo melhor vinagre, vale a pena focar nos não pasteurizados as leveduras vivas e as culturas de bactérias neles contidas funcionam mesmo em garrafa fechada, mantendo o tempo todo a composição ideal.

Ao escolher esse vinagre, você pode ter certeza de que ele desenvolverá todas as propriedades benéficas de que tanto se fala.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.