Benefícios das Plantas

moringa oleifera: 15 Benefícios, Informação nutricional, e malefícios

Por Alan Costa, em 26/04/2018 (atualizado em 16/08/2021)

A Moringa é considerada uma das plantas mais nutritivas já encontradas, com a maioria de seus benefícios concentrados em suas pequenas folhas verdes. Como é evidente pelo seu nome, a moringa em pó é feita a partir das folhas recém-colhidas da árvore da moringa oleifera.

O pó fresco da folha de moringa é de cor verde-escura e tem um rico aroma a nozes. Este pó é preparado por secagem das folhas de moringa a baixa temperatura, de tal forma que o tecido da planta atinge uma consistência fina em pó. O pó é então peneirado para remover as impurezas e depois transformado em cápsulas e selado em sacos.

A parte mais surpreendente é que uma vez embalado, este pó permanece fresco por vários meses, mantendo o seu valor nutricional de vitaminas, minerais, antioxidantes, clorofila e aminoácidos completos.

Benefícios da Moringa oleifera

1. Benefícios da Moringa Para Hipertensão:

A Moringa é eficaz em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que estão presentes na Moringa evitam o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

2. Benefícios da Moringa Para Saúde dos Olhos:

Rica em antioxidantes, a Moringa oleífera é benéfica para fornecer proteção contra danos da retina. Estudos científicos têm fornecido elementos de prova sobre os efeitos retino protetores de Moringa em assuntos de teste. O tratamento com Moringa ajuda na prevenção da dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e impede qualquer disfunção da retina.

3. Benefícios da Moringa Para Nefrotoxicidade:

Os extratos dessa árvore exercem um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados em consequência da exposição a certas drogas ou toxinas. Estudos revelaram que o efeito nefroprotetor da Moringa ajuda na atenuação de lesões renais, devido ao seu elevado teor de antioxidantes. Ele serve como um sistema eficaz de bio-absorvente e ajuda na remoção de metais pesados e toxinas prejudiciais.

4. Benefícios da Moringa Para Tratar a Urolitíase:

Os extratos da Moringa são eficazes contra a formação de pedras no rim, bexiga e o útero. De acordo com a investigação, a administração da raiz Moringa exerceu atividade anti-urolitíase e resultou em uma notável redução nos níveis de oxalato urinário. O efeito curativo da Moringa também demonstrou uma redução na formação de depósitos de pedra e ajuda na regulação da síntese de oxalato endógeno.

5. Benefícios da Moringa Para o Sistema Imunológico:

Os extratos etanoicos da folha Moringa ajuda a estimular o Sistema Imunológico do corpo. Ela também ajuda a aumentar a resposta imunitária celular e exerce efeitos positivos sobre vários outros valores do sistema imunitário, tais como a contagem de leucócitos totais, anticorpos e reação de hipersensibilidade.

6. Benefícios da Moringa Para Doença Falciforme:

A Moringa oleífera é eficaz no tratamento da doença falciforme. Recentes estudos validaram o potencial anti-falcização de extratos de plantas de Moringa, o que é atribuído à presença de Zinco e flavonoides, tais como campferol, quercetina, e acacetin, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido melilotic e ácido vanílico.

7. Benefícios da Moringa Para Tratar a Asma:

Os benefícios do extratos da plantas da Moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com Moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A Moringa estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração

8. Benefícios da Moringa Para a Prevenção da Obesidade:

A Moringa ajuda no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B em folhas de Moringa ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.

9. Benefícios da Moringa Para Controlar o Colesterol:

Os extratos da Moringa servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da Moringa, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

10. Benefícios da Moringa Para Cicatrização de Feridas:

Os extratos das folhas da Moringa oleífera possuem significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da Moringa no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

11. Benefícios da Moringa Para Tratar a Anemia:

Os extratos da Moringa são benéficos no tratamento de Anemia. Estudos têm fornecido provas sobre o fato de que o tratamento com Moringa oleífera ajuda a facilitar a absorção do Ferro, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue e ajudando a manter os parâmetros sanguíneos normais.

12. Benefícios da Moringa por ter Propriedades Anti-fúngicos:

As folhas da Moringa oleífera possuem qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores ajuda na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

13. Benefícios da Moringa por ter Propriedades Antialérgicos:

Extratos de sementes de Moringa possuem qualidades antialérgicos. Pesquisas validaram a ação inibitória da Moringa nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

14. Benefícios da Moringa na Proteção do Sistema Cardiovascular:

Os extratos de Moringa são úteis para a prevenção de danos do miocárdio ou cardíaco, devido à presença de antioxidantes poderosos. As pesquisas realizadas sobre este assunto têm fornecido provas que comprova os efeitos antiperoxidase e cardio protetor de terapia da Moringa. O tratamento com Moringa ajuda a inibir o aumento em perioxidation lípido no tecido do miocárdio e auxilia na manutenção de um coração saudável.

15. Benefícios da Moringa Para o Cabelo:

Os efeitos favoráveis do óleo de semente da Moringa para o cabelo saudável tem sido apreciado desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.

Malefícios da moringa oleifera:

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia. É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, sem orientação de um profissional, pois contêm substâncias tóxicas que, quando usadas em concentrações excessivas, podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.

Sair da versão mobile